Esta segunda-feira foi o dia mais quente de que há registo, depois de um domingo em que se bateu um recorde, de acordo com os dados preliminares da agência de monitorização da União Europeia.
A temperatura média do ar à superfície do planeta atingiu 17,15 ºC na segunda-feira, ultrapassando o novo recorde estabelecido no domingo, de 17,09 ºC - uma diferença de 0,06 ºC.
Os dados preliminares do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do Copernicus fazem desta segunda-feira o dia mais quente de que há registo desde 1940.
Treze distritos de Portugal continental mantêm-se esta quarta-feira sob aviso laranja devido ao tempo quente, num dia em que há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio rural.
Notícias ao Minuto | 08:52 - 24/07/2024
Os dias de calor recorde surgem num período em que milhões de pessoas em todo o mundo sofreram ondas de calor no Japão, China, Estados Unidos e no "calor infernal" do sul da Europa.
Entretanto, o calor e a humidade combinaram-se para um efeito opressivo no Golfo e as temperaturas elevadas alimentaram os incêndios florestais na Grécia, em Portugal e na América do Norte.
O diretor do Copernicus, Carlo Buontempo, afirmou: "O que é verdadeiramente chocante é a grande diferença que existe entre a temperatura dos últimos 13 meses e os anteriores registos de temperatura.
"Estamos agora em território verdadeiramente desconhecido e, à medida que o clima continua a aquecer, é provável que nos próximos meses e anos sejam batidos novos recordes", frisou.
Antes de julho de 2023, o recorde mundial de temperatura era de 16,8ºC, estabelecido a 13 de agosto de 2016. Mas desde 3 de julho de 2023, pelo menos 57 dias bateram o anterior recorde de agosto de 2016, distribuído entre julho e agosto de 2023, e junho e julho de 2024.
Leia Também: Portugal 'a escaldar'. Sabe como agir em caso de esgotamento pelo calor?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com