Grupo armado terá capturado comando militar regional no norte de Myanmar
Um grupo armado declarou hoje ter capturado um comando militar regional no norte de Myanmar (antiga Birmânia), depois de semanas de confrontos.
© Getty Images
Mundo Myanmar
Em comunicado, o Exército da Aliança Democrática Nacional de Myanmar (MNDAA), um dos grupos armados que operam no país, anunciou que capturou "completamente o quartel-general do comando militar do nordeste", em Lashio, no estado de Shan, no norte do país.
A agência France-Presse (AFP) cita uma fonte militar que disse hoje que os soldados que estavam a resistir há semanas dentro da estrutura "começaram a retirar-se esta manhã".
A fonte, que falou sob anonimato, não disse se as tropas ainda se encontravam no interior do comando.
A agência noticiosa francesa não conseguiu contactar ninguém em Lashio, onde normalmente vivem cerca de 150.000 pessoas.
Por sua vez, a junta militar não pode ser contactada para confirmação.
O Estado de Shan, onde se situa Lashio, tem sido palco de novos confrontos desde que uma aliança de grupos étnicos armados retomou uma ofensiva contra o exército ao longo de uma autoestrada crucial para o comércio com a China, apesar de um acordo de cessar-fogo assinado sob a égide de Pequim.
Os recentes confrontos no Estado de Shan mataram ou feriram dezenas de civis, segundo a junta e os grupos de ajuda local.
Desde a independência de Myanmar, em 1948, que uma miríade de grupos tem vindo a lutar nas regiões fronteiriças pela autonomia e pelo controlo de recursos lucrativos.
Alguns deles prestam assistência a opositores políticos que pegaram em armas na sequência do golpe de Estado de 2021.
Leia Também: Pelo menos dez mortos num ataque aéreo a um hospital em Myanmar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com