Presidente da Coreia do Sul nomeia novo ministro da Defesa
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, nomeou hoje um novo ministro da Defesa, Kim Yong-hyun, até agora chefe do serviço de segurança presidencial, enquanto Kim Yong-hyun, atual chefe da pasta, passará a ser conselheiro de segurança nacional.
© ANTHONY WALLACE/AFP via Getty Images
Mundo Coreia do Sul
Chang Ho-jin, que até agora ocupava o cargo de conselheiro, passará para o recém-criado cargo de conselheiro especial para os assuntos externos e de segurança, anunciou o chefe de gabinete presidencial, Chung Jin-suk, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Kim, o novo chefe da defesa, é um antigo general do exército que desempenhava as funções de chefe do serviço de segurança presidencial desde que Yoon assumiu o cargo em maio de 2022.
A nomeação está sujeita a confirmação parlamentar, embora o Presidente possa avançar com a nomeação e nomear o candidato independentemente do resultado.
Esta revisão da estrutura de segurança da Coreia do Sul surge horas depois de o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul ter anunciado que os exercícios de verão "Ulchi Freedom Shield" com as forças armadas norte-americanas vão decorrer de 19 a 29 de agosto.
Os exercícios conjuntos vão centrar-se na "dissuasão e na defesa contra as armas de destruição maciça da Coreia do Norte", numa altura em que as relações transfronteiriças são precárias, especialmente depois de o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ter declarado a Coreia do Sul como o "principal inimigo" no início do ano.
Leia Também: Seul diz que a Coreia do Norte lançou mais balões de lixo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com