Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Liberais querem "visionários e sonhadores" na Comissão Europeuia

O grupo liberal no Parlamento Europeu (PE), Renovar a Europa, alertou hoje a presidente da Comissão Europeia que espera nomeações de "visionários e sonhadores" para o próximo Colégio de Comissários.

Liberais querem "visionários e sonhadores" na Comissão Europeuia
Notícias ao Minuto

11:33 - 11/09/24 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

"Os comissários europeus devem colocar o interesse europeu em primeiro lugar, queremos visionários, sonhadores e realizadores", adiantou a líder do grupo, Valérie Hayer, em comunicado.

 

A nova comissão liderada por Ursula von der Leyen "deve incluir a renovação europeia", considerou ainda a liberal, acrescentando que para os primeiros cem dias do mandato deve ser dada prioridade à prosperidade, liberdade e segurança.

"É por isso que esperamos que os candidatos ultrapassem os requisitos dos Tratados europeus e provem o seu empenhamento na integração e nos valores europeus, em todos os sentidos", referiu, sublinhando não haver lugar "para populistas, nacionalistas ou pessoas sem inspiração".

Os liberais reuniram-se hoje em Ostende, a norte de Bruxelas, e definiram prioridades para as próximas audições dos candidatos a comissários europeus.

"Esperamos que os candidatos sejam extremamente competentes, que acreditem firmemente numa maior integração da UE enquanto projeto político, que sejam independentes dos Estados-membros, que se empenhem na reforma e no controlo parlamentar", referem os liberais, grupo que integra os dois eurodeputados da IL.

Ursula von der Leyen apresenta na terça-feira, em Estrasburgo, à margem da sessão plenária do PE, a sua equipa para um segundo mandato à frente da instituição, incluindo Maria Luís Albuquerque.

O Colégio de Comissários é aprovado pelo PE, que avalisa um a um os nomeados pelos Estados-membros para o executivo comunitário, nomeadamente a capacidade para exercer a pasta que lhe é destinada.

Leia Também: Orbán discursa no Parlamento Europeu após polémica presidência da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório