'Exame' dos novos comissários europeus pelo PE "não vai ser fácil"
A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, avisou hoje os nomeados para o Colégio de Comissários que "o escrutínio não vai ser fácil" após a divulgação da lista das pastas, lançando o processo da nova Comissão Europeia.
© Getty Images
Mundo Metsola
"O escrutínio parlamentar não vai ser fácil", avisou Metsola numa mensagem divulgada na rede social X, após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter apresentado à margem da sessão plenária do PE uma lista de nomes e cargos para o próximo executivo comunitário.
Antes da divulgação, von der Leyen reuniu-se com a Conferência de Presidentes -- que inclui a presidente do PE e os líderes dos grupos parlamentares -, no que Metsola designou como "um primeiro debate sobre a estrutura e as pastas" da próxima comissão.
Os comissários indigitados têm de ser aprovados pelos eurodeputados e as audições de confirmação em comissão parlamentar começam em outubro.
Concluída esta fase na qual poderá haver mudanças nos indigitados, o Colégio de Comissários é formalmente apresentado, bem como o programa de trabalho de von der Leyen, e tem de ser aprovado em sessão plenária por maioria dos votos expressos.
O objetivo é que a nova comissão tome posse em 01 de dezembro.
Ursula von der Leyen propôs a pasta dos Serviços Financeiros e União da Poupança e Investimento para Maria Luís Albuquerque.
Leia Também: Von der Leyen propõe pasta de Serviços Financeiros para Albuquerque
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com