Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Milei acusado de plagiar discurso na ONU da série 'The West Wing'

Há várias semelhanças entre o discurso de Javier Milei na ONU e um monólogo do presidente fictício Josiah 'Jed' Bartlet da série 'The West Wing'.

Milei acusado de plagiar discurso na ONU da série 'The West Wing'
Notícias ao Minuto

15:57 - 04/10/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, está a ser acusado de ter plagiado o seu discurso na 79.ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, de uma conhecida série dramática, The West Wing. 

 

"Parece ficção, mas não é", denunciou o jornal argentino Página 12, esta sexta-feira, que acrescenta que o Milei "copiou, palavra por palavra, um monólogo" do presidente fictício da série, Josiah 'Jed' Bartlet, interpretado por Martin Sheen. 

As suspeitas vieram ao de cima quando um comentador político Carlos Pagni chamou a atenção para as semelhanças "extraordinárias" entre o discurso do presidente argentino e o monólogo da personagem, que foi transmitido num episódio há 21 anos, revela o jornal The Guardian. 

No seu discurso, a 24 de setembro, Milei afirmou perante os líderes mundiais: "Acreditamos na defesa da vida de todos. Acreditamos na defesa da propriedade de todos. Acreditamos na liberdade de expressão para todos. Acreditamos na liberdade de culto para todos. Acreditamos na liberdade de comércio para todos... E porque, nos tempos que correm, o que acontece num país tem rapidamente impacto noutros, acreditamos que todas as pessoas devem viver livres da tirania e da opressão, seja sob a forma de opressão política, escravatura económica ou fanatismo religioso.

Esta ideia fundamental não pode ser apenas palavras - tem de ser apoiada por atos: diplomática, económica e materialmente".

Já no episódio 15 da 4.ª temporada de 'The West Wing', que esteve no ar entre 1999 e 2006, a personagem Josiah Bartlet afirma: "Somos a favor da liberdade de expressão em todo o lado. Somos a favor da liberdade de culto em todo o lado. Somos a favor da liberdade de aprender... para toda a gente. E porque, nos nossos dias, é possível construir uma bomba no vosso país e trazê-la para o meu, o que se passa no vosso país diz-me respeito. Por isso, somos a favor da libertação da tirania, em todo o lado, quer seja sob a forma de opressão política, ou de escravatura económica, ou de fanatismo religioso... Esta ideia fundamental não pode ser satisfeita apenas com o nosso apoio. Tem de ser enfrentada com a nossa força: diplomática, económica, material".

Pode ver as semelhanças no vídeo abaixo:

Leia Também: Evo Morales critica líder da Argentina por lhe retirar estatuto de refugiado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório