Pelo menos 11 pessoas morreram em conflitos tribais no Paquistão
Pelo menos 11 pessoas morreram hoje e oito ficaram feridas, incluindo mulheres e crianças, durante conflitos tribais no noroeste do Paquistão, segundo uma autoridade local.
© ASIF HASSAN/AFP via Getty Images
Mundo Paquistão
As tensões aumentaram no distrito de Kurram, na província de Khyber Pakhtunkhwa, depois de duas pessoas terem ficado gravemente feridas num tiroteio entre tribos rivais. Não ficou imediatamente claro o que causou o tiroteio.
Veículos também foram alvejados em diferentes áreas do distrito, causando mais vítimas, disse o responsável governamental Javedullah Khan.
Khan afirmou que estão a ser feitos esforços para proteger as rotas de viagem e restaurar a normalidade. Os feridos foram levados para um hospital da região.
Pir Haider Ali Shah, antigo parlamentar e membro de um conselho tribal, disse que os anciãos chegaram a Kurram para mediar um acordo de paz entre as tribos.
"Os recentes incidentes com disparos são lamentáveis e dificultaram os esforços para uma paz duradoura", disse Ali Shah.
No mês passado, pelo menos 25 pessoas foram mortas em confrontos entre xiitas armados e muçulmanos sunitas devido a uma disputa de terras.
Embora ambos vivam juntos de forma pacífica no país, existem tensões há décadas entre as comunidades em algumas zonas, especialmente em Kurram, onde os xiitas dominam em partes do distrito.
Leia Também: Pelo menos 20 mineiros mortos em ataque no sudoeste do Paquistão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com