Sobe para cinco o número de mortos em "ataque terrorista" na Turquia

De acordo com o ministro do Interior turco, o ataque terrorista "foi muito provavelmente levado a cabo pelo PKK". Há ainda registo de 22 feridos, 19 dos quais continuam internados.

© REUTERS/Stringer

23/10/2024 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Turquia

O ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, revelou, esta quarta-feira, que o número de vítimas mortais de um "ataque terrorista" contra a sede das indústrias de aeronáutica e defesa turcas (TUSAŞ), em Ancara, subiu para cinco. O anterior balanço dava conta de quatro mortos.

 

Segundo o governante, citado pela CNN Turquia, há ainda registo de 22 feridos, 19 dos quais ainda a receber tratamento hospitalar, e o ataque poderá ter sido realizado pelo ilegalizado PKK.

Anteriormente, o ministro havia adiantado que "dois terroristas" - um homem e uma mulher - "foram neutralizados no ataque terrorista contra as instalações da Turkish Aerospace Industries Inc. (TUSAŞ), em Ancara".

Prosseguem agora os processos para identificar os autores do ataque, bem como "informações sobre a organização terrorista" a que pertencem. "Da forma como este ataque foi realizado e das imagens que vimos, a nossa avaliação é que foi muito provavelmente levado a cabo pelo PKK", acrescentou.

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), sublinhe-se, é considerado uma organização terrorista pela Turquia, pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Segundo as imagens veiculadas pelas diferentes televisões, são visíveis várias colunas de fumo branco à entrada do local, localizado a cerca de 40 quilómetros da capital.  Um grande número de polícias, além de bombeiros e ambulâncias, estão no local e, segundo a rádio NTV, dentro da fábrica registou-se um intenso tiroteio.

Vídeo mostra explosões e tiros em empresa alvo de

Vídeo mostra explosões e tiros em empresa alvo de "ataque terrorista"

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, descreveu o crime como "um ataque vil que visa a sobrevivência" do país.

Notícias ao Minuto | 18:35 - 23/10/2024

A cadeia de televisão CNN Turquia garantiu que os agressores chegaram de táxi à fábrica e que pelo menos um se fez explodir à porta enquanto outros conseguiram aceder às instalações.

A TUSAŞ desenvolve e fabrica algumas das aeronaves militares de maior prestígio do programa de armas turco, como o caça-bombardeiro Kaan, ainda em desenvolvimento, o avião de treinamento Hürjet ou o avião leve Hürkus.

O setor da defesa, incluindo os conhecidos 'drones' Bayraktar, representou quase 80% das receitas de exportação do país e 1.200 milhões de dólares (1.114 milhões de euros) em 2023.

Em Istambul está a decorrer esta semana uma grande exposição das indústrias de defesa e aeroespacial, que conta nomeadamente com a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

Leia Também: Ataque em Ancara. NATO expressa solidariedade e diz que está com Turquia

Partilhe a notícia

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Classificados

Leia também

Últimas notícias