EUA sancionam membros do grupo mexicano La Línea por tráfico de fentanil
O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) emitiu quinta-feira novas sanções contra cinco membros da organização 'La Línea', antiga fação do Cartel de Juárez, e duas empresas, no âmbito da luta contra o tráfico de droga, especialmente fentanil.
© PATRICK T. FALLON/AFP via Getty Images
Mundo Estados Unidos
A organização criminosa 'La Línea', que surgiu como braço armado do Cartel de Juárez e formada por membros corruptos das forças de segurança, tornou-se um dos grupos mais violentos da região.
O Departamento do Tesouro dos EUA sublinhou que em 2019 a organização assassinou nove cidadãos norte-americanos, incluindo seis crianças, em Sonora.
Os membros do grupo identificados pelo Tesouro são, entre outros, Josefa Yadira Carrasco Leyva, conhecida como 'La Wera', considerada uma das figuras de alto nível da organização e envolvida no tráfico de estupefacientes, contrabando de pessoas e armas, e Jorge Adrián Ortega Gallegos, também conhecido como 'El Naranjas'.
As sanções também visam o traficante de droga Heber Nieto Fierro, que terá utilizado duas das suas empresas em seu nome para branquear dinheiro obtido no tráfico de droga e outras atividades criminosas.
"Se 'La Línea' continuar a contribuir diretamente para a proliferação do fentanil letal nas nossas comunidades, o Tesouro continuará a utilizar todas as ferramentas do nosso arsenal para perseguir a sua atividade criminosa", enfatizou o subsecretário do Tesouro, Wally Adeyemo, citado num comunicado.
As sanções anunciadas esta quinta-feira foram lançadas em estreita colaboração com o Governo do México e a sua Unidade de Informação Financeira (UIF), dependente do Ministério das Finanças, destacou Washington.
Leia Também: EUA sancionam redes de Clã do Golfo e Cartel de Sinaloa para combater tráfico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com