Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Ativistas pintam embaixada dos EUA em Londres. "Mundo afunda no fascismo"

Na ótica dos ativistas, "o único verdadeiro vencedor das eleições de hoje é o poder corporativo que controla os principais partidos tanto nos Estados Unidos, como no Reino Unido".

Notícias ao Minuto

12:10 - 06/11/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Ativistas do grupo de justiça climática Just Stop Oil pintaram o muro da embaixada dos Estados Unidos em Londres, no Reino Unido, esta quarta-feira, na sequência da vitória de Donald Trump.

 

"Esta manhã, o mundo acorda e descobre que se afundou ainda mais no fascismo e no colapso climático. A vitória de Trump põe em risco a vida das pessoas comuns, em todo o lado. Os sistemas políticos que podem ser comprados pelas grandes petrolíferas não têm qualquer valor quando enfrentamos o maior desafio do nosso tempo", escreveu o coletivo na rede social X (Twitter).

O grupo argumentou que, "enquanto a democracia for sequestrada por interesses corporativos e bilionários, não conseguirá produzir a mudança que as pessoas reclamam".

"Isto deixará sempre a porta aberta a falsos populistas como Trump para explorar o descontentamento que muitos sentem. Chegou a altura de as pessoas comuns se erguerem, se organizarem e fazerem a mudança acontecer, porque já devia ser claro que nenhum líder político nos vem salvar", complementou.

É que, na ótica dos ativistas, "o único verdadeiro vencedor das eleições de hoje é o poder corporativo que controla os principais partidos tanto nos Estados Unidos, como no Reino Unido", que "continuam a garantir que os interesses da indústria dos combustíveis fósseis continuarão a ter prioridade sobre o bem-estar das pessoas comuns".

"Só se as pessoas se unirem para perturbar o ‘business-as-usual’ é que a humanidade terá alguma hipótese de minimizar os efeitos do colapso climático e o colapso social que se lhe segue. Em Espanha, esta semana, centenas de corpos continuam a ser arrastados da lama - este é apenas um pequeno presságio do que está para vir se não mudarmos de rumo imediatamente", recordaram, numa referência às inundações que assolaram Valência e arredores, na semana passada.

Saliente-se que o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais de terça-feira, tornando-se o 47.º presidente dos Estados Unidos.

Leia Também: Idade, cadastro e outros factos em que Trump faz história

Recomendados para si

;
Campo obrigatório