Homem condenado a 8 anos por ataque ao Capitólio, em 2021
A investigação ao 'ataque' ao Capitólio, que aconteceu em 2021, nos Estados Unidos, ainda continua.
© Brent Stirton/Getty Images
Mundo Estados Unidos
Um juiz federal de Washington D.C. condenou Zachary Jordan Alam a oito anos de prisão, depois de ser acusado de oito crimes e três ofensas menores relacionados ao ataque ao Capitólio, nos EUA, em janeiro de 2021.
Pode ler-se num comunicado no site 'United States Attorney’s Office' - distrito de Columbiano, que esta condenação está relacionada com as suas ações quando interrompeu, juntamente com outras pessoas, uma sessão no Congresso dos Estados Unidos que tinha sido convocada para apurar os votos das eleições presidenciais de 2020 - eleições que puseram Joe Biden e Donald Trump frente a frente.
Alam foi ainda condenado a 36 meses de liberdade condicional e terá também de pagar uma indemnização de 4.484 dólares (cerca de 4 mil euros) ordenada pela juiz distrital, Dabney Friedrich.
O comunicado refere ainda que desde o dia 6 de janeiro de 2021 já foram acusadas mais de 1500 pessoas em quase todos os estados por crimes relacionados com os incidentes no Capitólio, incluindo quase 600 indivíduos acusados de agressão ou impedimento aplicado à lei. A investigação continua.
Zachary Alam tinha sido preso pelo FBI a 30 de janeiro de 2021, em Denver, na Pensilvânia.
Leia Também: Estátuas de presidentes atingidas com tinta em Porto Rico após insultos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com