Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

Papa elogia dadores de sangue "num mundo contaminado pelo individualismo"

O Papa Francisco elogiou hoje os dadores de sangue pelo seu "gesto altruísta e anónimo" num "mundo contaminado pelo individualismo", ao receber os membros da Federação Italiana das Associações de Dadores de Sangue (Fidas).

Papa elogia dadores de sangue "num mundo contaminado pelo individualismo"
Notícias ao Minuto

13:24 - 09/11/24 por Lusa

Mundo Papa Francisco

"Este gesto faz-vos felizes. Dão gratuitamente aos outros uma parte importante de vós próprios, o vosso sangue, e conhecem certamente a felicidade que advém da partilha", disse o Papa.

 

"[Num mundo] contaminado pelo individualismo, que muitas vezes vê nos outros mais um inimigo a combater do que um irmão a confrontar, o vosso gesto desinteressado e anónimo é um sinal que vence a indiferença e a solidão, ultrapassa fronteiras e quebra barreiras", acrescentou.

Francisco enfatizou que "o dador não sabe para quem vai o seu sangue, nem a pessoa que recebe uma transfusão sabe quem é o seu benfeitor".

"E o próprio sangue, nas suas funções vitais, é um símbolo eloquente: não olha para a cor da pele, nem para a filiação étnica ou religiosa do recetor, mas entra humildemente onde pode, tentando chegar, correndo pelas veias, por todas as partes do organismo, para lhe trazer energia. É assim que o amor funciona", sustentou.

Segundo o Papa, "neste sentido, é significativo o gesto de estender o braço que é feito no momento da dádiva. É muito semelhante ao que Jesus fez na sua Paixão, quando estendeu voluntariamente o seu corpo na cruz".

Leia Também: Papa pede que guerra seja banida no mundo e volta a apelar à paz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório