Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Pelo menos 8 pessoas morreram na passagem do tufão Man-yi nas Filipinas

Oito pessoas morreram durante a passagem do tufão Man-yi pelas Filipinas no domingo, sete destas num deslizamento de terras no norte do arquipélago, segundo uma responsável da agência local de gestão de catástrofes.

Notícias ao Minuto

08:57 - 18/11/24 por Lusa

Mundo Filipinas

O deslizamento de terras, que também feriu outras três pessoas, ocorreu na província de Nueva Vizcaya, a norte de Manila, na ilha de Luzon, disse Kristine Falcon à agência de notícias AFP.

 

Um homem de 79 anos morreu na província de Camarines Norte, a leste de Manila, depois da motorizada que conduzia ter entrado em contacto com uma linha de energia que tinha caído, disse a polícia.

O serviço meteorológico nacional tinha alertado para o impacto "potencialmente catastrófico" do tufão Man-yi que atingiu as Filipinas no domingo, mas o Presidente filipino, Ferdinand Marcos, disse hoje que "não foi tão grave" como se havia pensado.

Ventos com uma média de 185 quilómetros por hora, com rajadas a atingir os 305 quilómetros por hora, foram registados depois de Man-yi ter atingido a costa filipina na tarde de domingo na província de Aurora, na ilha de Luzon.

O tufão arrancou árvores, derrubou linhas de energia, destruiu casas de madeira e provocou deslizamentos de terras. O supertufão Man-yi foi despromovido à categoria de tufão no domingo, ao passar pela ilha de Luzon, e segue hoje em direção ao Vietname.

Mais de 1,2 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas com a aproximação de Man-yi, a sexta tempestade a atingir o arquipélago desde o mês passado.

Pelo menos 171 pessoas morreram na série de tempestades tropicais que começaram em meados de outubro, deixando milhares de desalojados e destruindo culturas e gado.

Leia Também: Supertufão Man-yi "não foi tão grave" como se esperava

Recomendados para si

;
Campo obrigatório