Ataque das RSF faz 40 mortos no estado de Al-Jazira no Sudão
Cerca de 40 pessoas foram mortas no Sudão num ataque dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF) a uma aldeia no estado de Al-Jazira, disse hoje uma fonte médica citada pela AFP.
© iStock
Mundo Sudão
"Todas as 40 pessoas foram atingidas diretamente por balas", disse à agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), um médico no hospital de Wad Rawah, a norte da aldeia Wad Ochaïb, atacada na terça-feira à noite por elementos das RSF.
De acordo com testemunhas da aldeia, o ataque das RSF "recomeçou esta manhã" e os paramilitares estavam "a saquear a aldeia".
O ataque em Wad Ochaïb ocorre num contexto de violência crescente entre o exército e as RSF no estado de Al-Jazira, após a deserção de um importante comandante paramilitar para o exército, no mês passado.
Segundo as Nações Unidas, mais de 340 mil pessoas foram deslocadas neste estado desde outubro.
A guerra já desalojou mais de 11 milhões de pessoas, das quais mais de três milhões fugiram para o outro lado da fronteira.
O Sudão está mergulhado numa guerra civil desde abril de 2023, como resultado das tensões crescentes sobre a integração das RSF nas Forças Armadas sudanesas. Esta tratava-se de uma parte fundamental de um acordo assinado em dezembro de 2022 para formar um novo Governo civil e relançar a transição do poder para as mãos de civis, após a destituição de Omar Hassan al-Bashir, em 2019, e do golpe de Estado de outubro de 2021, em que o então ministro de transição, Abdullah Hamdok, foi derrubado.
Leia Também: Sudão. Líder do exército nega interferência externa e agradece veto russo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com