Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 22º

Conselheira responsável por emergências em Valência demitida após DANA

Salomé Pradas foi afastada pelo presidente da Comunidade Valenciana três semanas após as inundações que assolaram a região.

Conselheira responsável por emergências em Valência demitida após DANA
Notícias ao Minuto

21:50 - 20/11/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A conselheira responsável por emergências em Valência, Salomé Pradas, foi esta quarta-feira demitida pelo presidente da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, três semanas após o fenómeno DANA, que causou inundações nesta região espanhola e matou mais de 200 pessoas.

 

Salomé Pradas era também responsável pelas pastas da Justiça e Interior, que serão agora distribuídas por duas pessoas: Juan Carlos Valderrama Zuirán assumirá a pasta das Emergências e do Interior e Nuria Martínez Sanchis ficará como conselheira responsável pela Justiça. Fica assim concluída a remodelação deste governo regional, anunciada por Mazón na sexta-feira.

Segundo o comunicado da Comunidade Valenciana, citado pelos jornais espanhóis, Juan Carlos Valderrama Zuirán, o novo conselheiro para as Emergências e Interior, é doutorado em Medicina e Cirurgia. Atualmente dá aulas na Universidade de Valência, no departamento de História da Ciência e Documentação, e é também diretor do Grupo de Informação e Investigação Social e de Saúde.

Entre 2014 e 2017 foi subdelegado do governo na província de Valência, desempenhando funções junto das forças de segurança do Estado, polícia local, segurança privada e Proteção Civil.

Já Nuria Martínez Sanchis, nomeada conselheira para a Justiça, é licenciada em Direito pela Universidade de Valência desde 1999 e doutorou-se, na mesma área, pela Universidade Católica de Valência, em 2016. Exerce advocacia desde 2000 e dá aulas de Direito Civil na Universidade Católica de Valência, onde é também diretora de um mestrado em Direito da Contratação Pública.

Na mesma nota, Carlos Mazón agradeceu a "generosidade e a visão política" de Salomé Pradas, reconhecendo o seu "grande trabalho tanto nas atuais funções como nas que desempenhou como conselheira do Meio Ambiente, Água, Infraestruturas e Território".

Leia Também: Espanha. Crise climática impõe proteção de crianças no regresso às aulas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório