Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 22º

Cerca de 500 mineiros ocupam mina na Turquia contra privatização

Cerca de 500 mineiros ocupam desde quarta-feira uma mina de carvão na província turca de Ancara, em protesto contra um projeto de privatização, disse hoje um sindicalista.

Cerca de 500 mineiros ocupam mina na Turquia contra privatização
Notícias ao Minuto

22/11/24 14:31 ‧ Há 19 Horas por Lusa

Mundo Turquia

"Os mineiros estão preocupados com o futuro, com a segurança dos empregos e com as suas condições de trabalho", disse Talih Kocabiyik, do sindicato dos mineiros de Maden-Is, à agência francesa AFP.

 

Os mineiros, confinados a uma profundidade de cerca de 300 metros, ameaçam entrar em greve de fome se os planos de privatização da mina e da central térmica de Çayirhan não forem abandonados.

O acesso à mina foi bloqueado, segundo a AFP.

Kocabiyik disse que os grevistas estão preocupados com a corrida à produção, à custa da negligência em matéria de saúde e segurança.

A Turquia, que depende fortemente das minas de carvão, ainda está profundamente marcada pelo desastre na mina de Soma (oeste), onde 301 mineiros morreram em 2014, após uma explosão e um incêndio terem provocado o colapso de um poço.

A mina de Soma tinha sido privatizada em 2005.

Desde então, registaram-se vários acidentes mortais em minas de todo o país.

O líder do principal partido da oposição turca (CHP, social-democratas), Ozgur Ozel, e o presidente do CHP de Ancara, Mansur Yavas, foram apoiar os mineiros de Çayirhan na quinta-feira.

"Após a privatização, há despedimentos, pressão sobre a produção e preocupações com a segurança no trabalho. (...) É por isso que nos opomos a esta privatização", declarou Ozel durante a visita.

Leia Também: Presidente da Turquia receia agravamento da guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório