Bebé morre e 10 pessoas adoecem em surto de listeriose nos EUA
O surto terá tido origem na carne pronta a consumir produzida pela empresa Yu Shang Food, de Spartanburg, na Carolina do Sul.
© Shutterstock
Mundo EUA
Um bebé morreu e 10 adultos adoeceram na sequência de um surto de listeriose associado a carne pronta a consumir que se alastrou por quatro estados norte-americanos.
O surto terá tido origem nos produtos de carne pronta a consumir produzidos pela empresa Yu Shang Food, de Spartanburg, na Carolina do Sul, adiantou o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), num comunicado divulgado na sexta-feira.
Uma pessoa em Nova Iorque e uma pessoa em Nova Jérsia adoeceram, assim como duas no Illinois e sete na Califórnia, incluindo a criança que morreu. Todos tinham descendência asiática, segundo o organismo.
"Das 11 pessoas com informação disponível, nove foram hospitalizadas. Na Califórnia, uma pessoa grávida e os seus gémeos ficaram doentes e ambos os bebés morreram.
A bactéria foi encontrada numa amostra da mãe e de um dos bebés gémeos, mas não foi encontrada numa amostra do outro bebé. Por este motivo, apenas a mãe e um dos gémeos foram incluídos como casos confirmados neste surto. Foi notificada uma outra doença por listeria num bebé que estava doente e recuperou", lê-se.
Oito das pessoas que adoeceram relataram terem feito compras presencialmente e online em locais onde os produtos da Yu Shang são vendidos. Além disso, duas pessoas disseram ter ingerido produtos de frango da marca.
A contaminação foi descoberta durante uma inspeção de rotina da fábrica Yu Shang Food levada a cabo pelos inspetores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a 21 de outubro. Já a 9 de novembro, a empresa recolheu produtos de carne, ação que foi alargada a 21 de novembro.
Os inspetores acabaram por encontrar a bactéria Listeria monocytogenes nos produtos à base de carne produzidos na fábrica. "Isto significa que as pessoas provavelmente ficaram doentes por comerem alimentos produzidos pela Yu Shang Food", concluiu o CDC.
A listeriose pode causar febre, dores musculares, dores de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio, convulsões e diarreia. No caso de pessoas grávidas, pode infetar os fetos e, nos idosos, pode causar infeções fatais.
Leia Também: Papa diz que serviços de saúde precisam de "tanto apoio" como doentes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com