Conselho de Estado chinês nomeia novo governo de Macau
Pequim nomeou hoje o novo governo de Macau, que toma posse em 20 de dezembro, quando se assinalam os 25 anos da transição do território para a China.
© VCG/VCG via Getty Images
Mundo Macau
André Cheong e Wong Sio Chak são os únicos secretários do atual executivo que mantêm os cargos com nas mesmas secretarias, a da Administração e Justiça e a da Segurança, respetivamente, de acordo com um comunicado do Gabinete de Comunicação Social (GCS).
Quanto às restantes três secretarias, a da Economia e Finanças vai ser liderada pelo atual diretor dos Serviços de Economia, Tai Kin Ip; a dos Transportes e Obras Públicas, liderada nos últimos 10 anos pelo português Raimundo do Rosário, vai para as mãos do diretor dos Serviços de Proteção Ambiental (DSPA), Raymond Tam.
A pasta dos Assuntos Sociais e Cultura fica a cargo de O Lam, que entre 2014 e 2019 desempenhou as funções de chefe de gabinete do antigo Chefe do Executivo de Macau Fernando Chui Sai On (2009-2019).
Elsie Ao Ieong, que no atual governo de Ho Iat Seng, estava com os Assuntos Sociais e Cultura, vai chefiar o Comissariado de Auditoria.
Já o Comissariado Contra a Corrupção (CCAC) vai ser liderado por Ao Ieong Seong, até aqui adjunta do comissário Chan Tsz King, que passa para o cargo de Procurador-geral do Ministério Público.
Leong Man Cheong mantém-se à frente dos Serviços de Polícia Unitários e Adriano Marques Ho, atualmente na liderança da Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos, fica com a direção-geral dos Serviços de Alfândega.
O Conselho de Estado chinês indicou que as nomeações para "o sexto mandato do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e o Procurador-Geral do Ministério Público", foram efetuadas em conformidade com a Lei Básica da RAEM da República Popular da China e "com base nas nomeações" do Chefe do Executivo eleito, Sam Hou Fai, de acordo com um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
Ex-presidente do Tribunal de Última Instância, Sam Hou Fai foi eleito em 13 de outubro.
Nascido em 1962 em Zhongshan, na vizinha província chinesa de Guangdong, o magistrado completou a licenciatura em Direito pela Universidade de Pequim, tendo frequentado posteriormente os cursos de Direito e de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Coimbra.
O mandato do atual Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, termina em 19 de dezembro e Sam Hou Fai e o novo governo são empossados a 20 de dezembro, dia em que se assinala o 25.º aniversário da constituição da RAEM, na sequência da transferência da administração de Portugal para a China.
Leia Também: Associação de pais da Escola de Macau pedem intervenção de Marcelo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com