Procurar

Autoridades detiveram alegados membros do Hezbollah que iam atacar Síria

As autoridades sírias detiveram hoje vários alegados membros de uma célula do partido miliciano xiita libanês Hezbollah nas imediações da capital do país, Damasco, que estariam a planear realizar ataques na Síria.

Autoridades detiveram alegados membros do Hezbollah que iam atacar Síria

© Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

Lusa
11/09/2025 14:51 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Síria

Segundo o comandante das Forças de Segurança Interna na província rural de Damasco, Ahmed al-Dalati, a operação foi lançada contra uma alegada célula do grupo ativa nas cidades de Saasaa e Kanaker, cujos membros tiveram "treino no território libanês".

 

O mesmo responsável adiantou que os membros do Hezbollah "planeavam realizar operações em território sírio para ameaçar a segurança e a estabilidade dos seus cidadãos".

Durante a operação foram apreendidos lançadores de mísseis, 19 mísseis russos 'Grad', mísseis antitanque, armas e uma grande quantidade de munições, referiu o Ministério do Interior sírio numa mensagem publicada nas redes sociais, na qual adianta que os suspeitos já foram entregues às autoridades.

O ministério divulgou fotografias de cinco dos suspeitos, bem como várias imagens dos materiais e armas apreendidos durante as operações.

O Hezbollah ainda não se pronunciou sobre estas acusações.

As autoridades em funções na Síria desde a queda do ex-Presidente, Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, devido a uma ofensiva de 'jihadistas' e rebeldes liderada pelo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) --- cujo líder, Ahmed al-Shara, é agora o Presidente de transição --- lançaram, nos últimos meses, várias operações contra o Hezbollah, aliado do ex-chefe de Estado.

Leia Também: Ataques israelitas atingem zonas em redor de cidades no centro da Síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10