Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º

Moçambique ainda tem "vergonha de mostrar a gastronomia"

O cozinheiro moçambicano Carlos Graça considera que, quarenta anos depois da independência de Moçambique, ainda existe vergonha em se exibir a gastronomia do país, apesar de apreciada no estrangeiro.

Moçambique ainda tem "vergonha de mostrar a gastronomia"
Notícias ao Minuto

08:54 - 11/06/15 por Lusa

Mundo Chef

"Os moçambicanos ainda têm um bocado de vergonha de mostrar a nossa gastronomia. Contam-se [pelos dedos] os restaurantes em que temos comida tradicional moçambicana", declarou à Lusa Carlos Graça, presidente da Associação dos Cozinheiros e Pasteleiros de Moçambique.

"Acredito que, dentro de alguns anos, teremos, em todos os restaurantes, um ou dois pratos tipicamente moçambicanos, defendeu o 'chef', que representou o seu país em sete edições da semana gastronómicas de Macau.

Segundo Carlos Graça, a gastronomia assume "um peso muito forte na identidade cultural moçambicana" e é também "muito bem aceite internacionalmente".

"É um forte elemento que nos torna únicos", defendeu.

Além de ser um importante elemento para a afirmação da identidade cultural moçambicana, a culinária constitui um grande trampolim para as ligações entre os povos, criando formas de interação através de um "prato e um garfo" .

"Eu, através da gastronomia moçambicana, tive a oportunidade de conhecer países de realidades diferentes, viajando pelo mundo e levando comigo os pratos que são tipicamente moçambicanos", afirmou.

Carlos Graça explica que a gastronomia tradicional moçambicana sofreu várias influências, com destaque para a contribuição das culinárias portuguesa e indiana, em consequência das relações históricas com os dois países.

"Os portugueses trouxeram para Moçambique um conjunto de paladares que se fundiram com a comida tipicamente moçambicana. Por exemplo, o hábito de comermos a feijoada e o bacalhau. Por sua vez, o hábito de comermos especiarias vem dos indianos", disse o cozinheiro.

Como cartão-de-visita, no variado cardápio moçambicano, o 'chef' destaca a "matapa", feita com folha de mandioca, um prato muito tradicional em quase todo país, e também o frango à zambeziana, grelhado com leite de coco.

"Estes dois pratos são o nosso cartão-de-visita e muito requisitados além-fronteiras", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório