Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Conferência de presidentes do Parlamento Europeu define mandato

A Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu (PE) definiu hoje em Bruxelas o mandato da comissão de investigação do caso de denúncias de fuga aos impostos através de paraísos fiscais, conhecido como "Papéis do Panamá".

Conferência de presidentes do Parlamento Europeu define mandato
Notícias ao Minuto

15:45 - 02/06/16 por Lusa

Mundo Papéis do Panamá

A comissão será composta por 65 eurodeputados, que terão a tarefa de investigar "alegadas contravenções e má administração na aplicação do direito da União em relação à lavagem de dinheiro, evasão fiscal e a evasão fiscal pela Comissão ou os Estados-membros".

A comissão especial tem o prazo de um ano para elaborar um relatório sobre o assunto.

A proposta da conferência de presidentes terá ainda que ser aprovada em sessão plenária do PE, estando a votação marcada para quarta-feira, em Estrasburgo.

Os "Papeis da Panamá" são a maior investigação jornalística da história, envolvem o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla inglesa), com sede em Washington, e destacam os nomes de 140 políticos de todo o mundo, entre eles 12 antigos e atuais líderes mundiais.

A investigação resulta de uma fuga de informação e juntou cerca de 11,5 milhões de documentos ligados a quase quatro décadas de atividade do escritório de advogados panamiano Mossack Fonseca, especializado na gestão de capitais e de património, com informações sobre mais de 214 mil empresas 'offshore' em mais de 200 países e territórios.

A partir dos "Papéis do Panamá", a investigação refere que milhares de empresas foram criadas em 'offshores' e paraísos fiscais para centenas de pessoas administrarem o seu património, entre eles o rei da Arábia Saudita, elementos próximos do Presidente russo, Vladimir Putin, o presidente da UEFA, Michel Platini, e a irmã do rei Juan Carlos e tia do rei Felipe VI de Espanha, Pilar de Borbón.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório