Presidente chinês recebe atletas que participaram nos Jogos
O Presidente chinês, Xi Jinping, e outros líderes receberam no Grande Palácio do Povo, em Pequim, os atletas que representaram a China nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e que conquistaram 70 medalhas.
© Reuters
Mundo Rio2016
"Atletas e treinadores chineses demonstraram o seu espírito olímpico com as suas brilhantes atuações nos Jogos do Rio, e trouxeram glória para o país, ajudando a aumentar a confiança da nação", sublinhou Xi Jinping, durante o encontro.
O Presidente chinês destacou a vitória da equipa de voleibol feminino, que conquistou o ouro após ganhar à Sérvia, e já depois de eliminar as anfitriãs brasileiras nos quartos-de-final e Holanda na meia-final.
"Todo o país está feliz com este ouro, o primeiro do voleibol chinês em 12 anos", assinalou Xi.
O chefe de Estado recordou que Pequim vai acolher os Jogos Olímpicos de inverno em 2022, e apelou a todos os chineses para que façam esforços no sentido de que o evento seja "fantástico, extraordinário e excelente".
Com a sua segunda maior delegação de sempre nos Jogos - 416 atletas - a China terminou as provas no Brasil em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, atrás dos Estados Unidos da América e Grã-Bretanha.
Trata-se da pior participação da China, desde os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, quando acabou na quarta posição.
Os próximos Jogos Olímpicos de verão realizam-se em 2020, no Japão, país que mantém uma rivalidade histórica com a China.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com