Nos últimos cinco anos houve 13 acidentes ferroviários graves na Europa
O dia de ontem ficou marcado pelo acidente com um comboio da CP que fez três vítimas mortais, entre elas o motorista da CP de nacionalidade portuguesa. Mas nos últimos cinco anos houve mais 12 acidentes graves na Europa. Fique com a cronologia destes acidentes.
© Reuters
Mundo Cronologia
3 de março de 2012 -- A colisão frontal entre dois comboios numa das principais linhas da Polónia que une Varsóvia e Cracóvia provocou a morte a 16 pessoas e deixou outras 58 feridas. O acidente teve origem num erro humano.
13 de abril de 2012 -- Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas quando um comboio regional que fazia a ligação entre Frankfurt-Hanau chocou com um trator estacionado na estrada perto de Muhlheim, na Alemanha.
21 de abril de 2012 -- Uma pessoa morreu e outras 124 ficaram feridas na colisão de dois comboios entre a estação central de Amesterdão e a de Sloterdijk, na Holanda.
4 de maio de 2013 -- Na Bélgica, um acidente provocado por excesso de velocidade de um comboio de mercadorias que transportava substâncias químicas inflamáveis levou ao descarrilamento de oito vagões e outros três incendiaram-se. Uma pessoa morreu, 93 ficaram feridas e 300 pessoas foram retiradas daquela área devido à explosão de vários vagões entre as localidades de Schelle e Wetteren, perto de Gent, na Bélgica.
12 de julho de 2013 -- Pelo menos sete pessoas morreram e 30 ficaram feridas quando um comboio que saía de Paris em direção a Limoges descarrilou em Bretigny-sur-Orge, na região da capital francesa. O Governo francês descartou o erro humano.
24 de julho de 2013 -- Setenta e nove pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas, 30 em estado grave, no descarrilamento de um comboio que fazia a rota Madrid-Ferrol nas imediações de Santiago de Compostela, na Galiza, a maior tragédia ferroviária em Espanha nos últimos 70 anos.
29 de julho de 2013 -- Quarenta e quatro pessoas ficaram feridas, quatro delas com gravidade, numa colisão de dois comboios na Suíça.
8 de fevereiro de 2014 - Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas com gravidade num acidente que envolveu um comboio turístico nos Alpes Frances que fazia o percurso entre Nice e Digne-lesBain, quando foi atingido por uma rocha com cerca de 20 toneladas que deslizou pela encosta e foi embater numa das carruagens, empurrando-a para fora dos carris.
17 de julho de 2014 - Um choque entre dois comboios franceses, um TGV (comboio de alta velocidade), e um comboio regional na linha Pau-Bayenne, provocou 49 feridos, entre os quais quatro em estado grave.
14 de novembro de 2015 - O descarrilamento de um TGV em Eckwersheim, norte de Estrasburgo, França, causou dez mortos quando realizava uma viagem de teste na nova linha entre Estrasburgo e Paris e a bordo seguiam apenas 49 funcionários dos caminhos de ferro franceses.
9 fevereiro de 2016 - Um choque frontal entre dois comboios em Bad Aibling, no estado da Baviera, na Alemanha, provocou pelo menos quatro mortos e 150 feridos, dezenas deles com gravidade.
17 de agosto de 2016 - O comboio fazia a ligação entre Nimes e Montpellier, no sul de França, colidiu contra uma árvore caída nos carris devido a uma tempestade de granizo, provocando oito feridos graves e 50 ligeiros. O comboio transportava 219 passageiros.
9 de setembro de 2016 - O comboio português Celta que fazia o trajeto Vigo-Porto, com 60 passageiros a bordo, descarrilou perto da estação galega de O Porriño (Pontevedra, Espanha), causando três vítimas mortais e um número indeterminado de feridos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com