Cuba e Estados Unidos defrontam-se em jogo de futebol diplomático
As seleções de Cuba e Estados Unidos de futebol vão defrontar-se pela segunda vez em 69 anos, na sexta-feira, em Havana, em jogo de reaproximação histórica entre as duas nações.
© Reuters
Mundo Havana
Os antigos inimigos da Guerra Fria multiplicaram os gestos de reconciliação em 2014, onde restabeleceram relações diplomáticas, correio direto, cruzeiros e ligações aéreas, que estão apenas separados por 200km.
Em março, o presidente norte-americano, Barack Obama, assistiu com Raúl Castro, líder cubano, a um jogo de beisebol entre a seleção cubana e a equipa Tampa Bay Rays, da Liga de beisebol dos EUA (MLB), coroando a primeira visita de um chefe de estado dos Estados Unidos à ilha, em 88 anos.
O primeiro jogo de futebol dos norte-americanos na ilha teve lugar em 1947, data em que Cuba venceu os Estados Unidos por 5-2.
"Estes jogos são muito importantes. Vai ser a última vez que vamos analisar os jogadores antes de tomar uma decisão sobre os 23 que vão defrontar o México e Costa Rica [qualificação ao Mundial2018]", disse Juergen Klinsmann, selecionador dos EUA, antes de embarcar para Cuba.
A seleção norte-americana, que prepara a parte final da fase de qualificação ao Mundial2018, vai jogar ainda outro particular com a Nova Zelândia, a 11 de novembro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com