Polícia catalã recebe homenagem popular. Rosas para os "heróis"
Um homenagem popular em peso, este sábado, no final da manifestação contra o terrorismo, que decorreu em Barcelona.
Mundo Barcelona
De acordo com os dados oficiais, cerca de meio milhão de pessoas desfilaram este sábado no centro de Barcelona, numa manifestação contra o terrorismo depois dos atentados da semana passada, nas Ramblas e em Cambrils, Tarragona. Sob a égide “No Tinc Por” (“não tenho medo”), milhares de pessoas empunharam cartazes sobre paz, justiça e amor, numa altura em que o debate sobre separação e divisão se encontra aceso.
A manifestação tinha à cabeça representantes de todas as forças de segurança – Mossos d’Esquadra, Polícia Nacional, Guarda Civil e polícias locais – e todos foram homenageados mas com destaque para a polícia catalã, que se notabilizou no decorrer dos atentados que vitimaram 15 pessoas e fizeram cerca de 130 feridos.
No final da manifestação, dezenas de voluntários distribuíram entre os manifestantes milhares de flores vermelhas, amarelas e brancas, em representação das cores da cidade de Barcelona. Os populares distribuíram-nas pelos elementos das forças de autoridade presentes.
“Foi muito bonito ver as pessoas a manifestar-se pela paz com rosas nas mãos e muito emotivo quando no fim as deixaram com os Mossos”, indicou uma catalã, através do Twitter, onde foram publicadas várias imagens do momento.
Ha estat preciós veure la gent manifestar-se a favor de la pau amb roses a les mans, emotiu quan en acabar es deixaven a @mossos #NoTenimPor pic.twitter.com/DfxbEJKbxG
— Cristina Gómez (@cgomezgili) August 26, 2017
Reacción espontánea de los ciudadanos con los @mossos y @emergenciescat en la manifestación #NoTincPor pic.twitter.com/3ksQGvUjFb
— Víctor Tornero (@vikthortoes) August 26, 2017
“Quando há palavras a mais, falam as lágrimas”, escreveu outra utilizadora, numa imagem de uma agente em lágrimas com rosas ao peito. “Nem todos os heróis usam capa”, acrescentou outro espanhol, em publicações que pode ver abaixo.
Quan les paraules sobren, les llàgrimes parlen. Gràcies @mossos #notincpor pic.twitter.com/g1ki9rCgq3
— Nath (@kiwishky) August 26, 2017
Un bon resum,en una gran imatge.Foto via @VilaWeb pic.twitter.com/DVueJ0rbNE
— Manu (@manu_rufo) August 26, 2017
#NoTincPor #mossos d'Esquadra#ple de roses pic.twitter.com/UxrJsqyOWQ
— Pilar Paniello (@Pilarpac) August 26, 2017
No todos los héroes llevan capa. Gràcies, @mossos. #NoTenimPor pic.twitter.com/mMKbodYdgh
— Guille[M] (@WhoIsFosa) August 26, 2017
A polícia catalã agradeceu o gesto, através da sua conta de Twitter.
Un cop més ens heu ajudat, GRÀCIES!Nos habéis ayudado una vez más, GRACIAS!You have helped us again, THANKS!#NoTincPor pic.twitter.com/tnBc1qG6Kq
— Mossos (@mossos) August 26, 2017
Ada Colau e Carles Puigdemont, autarca e presidente regional da Catalunha, respetivamente, lideram a marcha em Barcelona, mas houve concentrações noutras cidades, como Madrid, Valência, Alicante, Castelló e Vigo, com o mesmo lema e início à mesma hora, às 18:00 locais (17h00 em Lisboa).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com