Funcionário do INEM salva homem em fila de multibanco
A história foi partilhada pela própria instituição que aproveitou a ocasião para apelar a todas as pessoas para que aprendam a fazer manobras de Suporte Básico de Vida.
© Miguel Pereira/Global Imagens
País Apelo
Álvaro Monteiro trabalha como Técnico de Logística da Delegação Regional do Norte do INEM e, na semana passada, tornou-se num herói quando apenas queria almoçar.
Tudo aconteceu num centro comercial a que Álvaro se deslocou para almoçar. Quando se encontrava na fila para levantar dinheiro numa caixa multibanco viu um homem cair e, nesta senda, logo pôs ‘mãos à obra’.
Conta o INEM que o técnico contactou de imediato o 112 ao mesmo tempo que deu início às manobras de Suporte Básico de Vida – 30 compressões torácicas seguidas de duas insuflações, uma vez que a vítima não respirava.
Álvaro manteve estas manobras até que chegaram as equipas da ambulância e da Viatura Médica de Emergência do INEM que, com recurso a manobras de Suporte Avançado de Vida, conseguiram reverter a paragem cardiorrespiratória, transportando o paciente para o hospital com batimento cardíaco.
Com esta história, o INEM pretende “ilustrar a importância de todos os cidadãos saberem fazer manobras de suporte básico de vida”.
“Neste caso um profissional do INEM, que não é profissional de saúde, deu provas da importância de todos estarmos preparados para atuar quando se trata de ajudar o próximo”, sublinha a instituição.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com