Marcelo Rebelo de Sousa destaca papel de Portugal ao lado dos timorenses
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou hoje o papel de Portugal ao lado do povo timorense na luta pela autodeterminação, 20 anos depois do referendo que conduziu à independência do país.
© Reuters
País Timor-Leste
Numa mensagem publicada hoje no 'site' da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa diz que "Portugal esteve sempre ao lado do povo timorense nesse esforço imenso, empenhando-se em prol de uma causa que alguns julgaram perdida, mas que a tenacidade e a esperança vieram coroar de êxito".
O chefe de Estado português deixou uma palavra de "reconhecimento profundo" a todos os que em Portugal ajudaram o povo timorense nas suas lutas pela independência.
"Aos nossos dirigentes políticos, aos nossos diplomatas, às nossas organizações da sociedade civil e, sobretudo, a todo o povo português, que se ergueu a uma só voz para condenar o massacre de Santa Cruz, é devida uma palavra de reconhecimento profundo", justificou Marcelo Rebelo de Sousa.
Há 20 anos, o povo timorense pronunciou-se em referendo pela independência do seu país.
"O referendo de 1999 representou o culminar de décadas de luta do povo timorense pela sua independência, pela sua liberdade, pelo exercício do direito à autodeterminação consagrado pelas Nações Unidas", referiu ainda o Presidente da República português na sua mensagem.
Acrescentando que o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que o representa nas cerimónias comemorativas do 20.º aniversário do referendo da independência de Timor-Leste, a decorrerem hoje no país, "transmitirá aos timorenses e às autoridades deste país-irmão as minhas mais fraternas saudações".
E terminou o texto com um "Viva Timor-Leste!".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com