Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Noel "partiu a fazer aquilo que mais gostava": A salvar os outros

Piloto, de 36 anos, morreu esta quinta-feira na queda de um aparelho de combate a incêndios, em Valongo.

Noel "partiu a fazer aquilo que mais gostava": A salvar os outros

Desde que se soube da morte de Noel Ferreira que as redes sociais se inundaramde homenagens ao homem que dedicou toda a sua vida em prol dos outros e que salvou dezenas de vidas ao longo dos seus 36 anos.

INEM, bombeiros, Força Aérea e muitos anónimos fizeram questão de partilhar nas suas páginas imagens, vídeos e palavras de carinho dedicados ao piloto que, na tarde desta quinta-feira, perdeu a vida na queda de um helicóptero de combate a incêndios, em Valongo.

Além de piloto, Noel Ferreira era também militar da Força Aérea e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete, no concelho de Paredes.

Para ajudar no combate aos incêndios, o militar, que prestava serviço na esquadra 751, de helicópteros de busca e salvamento EH101, pediu licença da Força Aérea.

Quando se sentou ao comando da aeronave, que pertencia à Afocelca, tudo indicava que era apenas mais um dia de combate aos fogos, algo que começou a fazer aos 17 anos como bombeiro. Deixou cinco operacionais em terra, para o combate ao incêndio de Sobrado, e, por razões que ainda estão por apurar, o helicóptero que comandava vira a embater contra cabos de alta tensão. O aparelho explodiu no ar e caiu por terra, completamente despedaçado.

Noel Ferreira deixa viúva a mulher e órfão um filho com pouco mais do ano. A corporação de bombeiros que liderava está de luto.

Marcelo e Costa já enviaram condolências à família

Além da Liga dos Bombeiros Portugueses, que já expressou "sentidas condolências" aos Bombeiros de Cete e à família do piloto, também António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa já transmitiram os seus pêsames pela morte do capitão Noel Ferreira.

"Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento do capitão Noel Ferreira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete, Paredes, que operava um helicóptero de combate a incêndios ao serviço da Afocelca", escreveu o primeiro-ministro, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Já o Presidente da República dirigiu condolências aos familiares de piloto na página oficial da presidência."Foi com grande consternação que o Presidente da República acabou de receber a trágica notícia que dá conta da queda de um Celca durante o combate a um incêndio na zona de Valongo, da qual resultou, infelizmente, a perda de vida do piloto, dirigindo por isso aos seus familiares e amigos uma palavra de sentidas condolências", lê-se.

Estas são apenas algumas das homenagens e das reações à morte de Noel Ferreira, mas há muitas mais. Na página de Facebook dos Bombeiros Voluntários de Cete há uma longa dedicatória ao comandante. Além de destacarem a "disciplina, profissionalismo e dedicação" deste homem que salvou tantas pessoas, a corporação ressalva que o seu comandante "partiu a fazer aquilo que mais gostava": Salvar os outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório