"Está na altura de desconfinar mas também de 'desCOVIDificar'"
Ex-ministro da Saúde deixou um texto no Facebook onde versa sobre o desconfinamento em Portugal e o caminho que se deve seguir.
© Global Imagens
Política Adalberto Campos Fernandes
Adalberto Campos Fernandes publicou esta segunda-feira à noite, no Facebook, um texto - intitulado 'Confiança e Autoestima' - onde versa sobre os primeiros dias de desconfinamento em Portugal e o caminho a tomar. Para o ex-ministro da Saúde, "está na altura de desconfinar mas também de 'desCOVIDificar'".
"Passados alguns dias sobre o início do desconfinamento surgem sinais de confiança. Os portugueses começam a acreditar que é possível retomar a vida garantindo pequenas mudanças nos gestos e comportamentos do quotidiano", começa por referir Campos Fernandes.
Para o ex-governante, "ninguém duvida que somos uma sociedade adulta e responsável", acrescentando que "as regras estão claras" e "todos estão a fazer um enorme esforço para cumprir a 'estratégia de defesa' coletiva".
Depois, os 'conselhos' sobre o que temos de fazer nesta fase em que começamos a sair de casa e a relacionarmo-nos, ainda em tempos de pandemia: "Apetece conversar sobre o resto das nossas vidas. Precisamos de reencontrar a família e os amigos. Temos de nos relacionar como gente adulta e responsável".
"Nesta fase é importante evitar os excessos de paternalismo e, pelo contrário, incentivar a responsabilidade individual. Temos razões para acreditar que continuaremos a pensar nos outros e, em particular, nos mais frágeis e vulneráveis", escreve ainda.
É, defende, no entanto, "chegado o momento de nos batermos pela nossa liberdade e pelo direito ao bem-estar de todos. Recuperar a economia, o emprego, o rendimento e, sobretudo, a autoestima". "Talvez passarmos a ter um briefing diário sobre a recuperação do trabalho, do ensino e da nossa vida em sociedade. Difícil é certo, mas muito necessário", conclui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com