Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

Constitucionalista Bacelar Gouveia investigado por suspeitas de corrupção

Jurista terá alegdamente sido "corrompido" com diamantes para facilitar doutoramentos.

Constitucionalista Bacelar Gouveia investigado por suspeitas de corrupção
Notícias ao Minuto

08:19 - 15/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Bacelar Gouveia

O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia está a ser investigado por suspeitas de corrupção. A TVI24 revela, após a notícia ter sido avançada pela revista Sábado, que existe uma suspeita de que o jurista e professor universitário tenha sido "subornado com diamantes" por forma a conceder doutoramentos a alunos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 

O Ministério Público suspeita, assim, que o também candidato a juiz do Supremo Tribunal terá alegadamente sido "corrompido" para facilitar que os alunos conseguissem obter o referido grau académico. 

Este caso surge no âmbito da Operação Tutti Frutti e foi aberto uma vez que as autoridades intercetaram conversações entre Bacelar Gouveia e Sérgio Azevedo, antigo deputado do PSD e aluno do constitucionalista na Universidade Nova de Lisboa, noticia ainda o canal.

O jurista ainda não terá sido ouvido. 

Recorde-se que a Operação Tutti Frutti tem na mira partidos (PS e PSD Lisboa foram os ‘rostos’ mais visíveis), autarquias de Norte e Sul (incluindo a de Lisboa), passando pelos Açores, sociedades de advogados e sociedades.

Em causa estão suspeitas de crimes de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório