Felgueiras disponibiliza-se para receber família de refugiados afegãos
Autarca compromete-se a "trabalhar para a total inclusão da família na comunidade".
© Getty Images
País Felgueiras
A Câmara Municipal de Felgueiras anunciou, esta segunda-feira, que está disponível para receber uma família de refugiados afegãos no seu concelho.
Em comunicado, o município revelou que já manifestou a sua disponibilidade junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
"Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento de tantas mulheres, crianças, homens que se veem privados de existirem em pleno", salienta, na mesma nota, o presidente da Câmara Nuno Fonseca.
Comprometendo-se a "trabalhar para a total inclusão da família na comunidade", o autarca destacou ainda a importância da solidariedade em momentos de crise humanitária com este:
"É quando nos deparamos com tamanhas agruras que temos que nos unir, enquanto humanidade, e demonstrar a máxima solidariedade".
Importa recordar que um grupo de 37 refugiados afegãos, retirados de Cabul nos últimos dias, chegou a Lisboa na passada sexta-feira. Este grupo juntou-se assim a um outro de 24 cidadãos afegãos que também já chegaram a Portugal, e suas famílias, que colaboraram com as forças portuguesas que nos últimos anos estiveram em missão no Afeganistão, no aeroporto da capital. No total, Portugal recebeu, até agora, 61 refugiados afegãos.
A retirada deste grupo de afegãos segue-se à tomada do poder, em Cabul, dos talibãs, que levou milhares de pessoas a aglomerar-se no aeroporto para tentar deixar o país.
Leia Também: Afegãos só puderam trazer uma das mulheres? "Deixa-me indignada, doente"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com