Novo cargo de Tolentino Mendonça é "reconhecimento" do mundo católico
O representante da República para a Madeira felicitou hoje o cardeal Tolentino Mendonça pela nomeação para prefeito do Dicastério de Cultura e Educação do Vaticano, considerando que "evidencia a sua superior capacidade" e um reconhecimento por parte do mundo católico.
© Global Imagens
País Ireneu Barreto
"O representante da República para a Madeira vem saudar publicamente, com profunda alegria, a nomeação do cardeal D. Tolentino de Mendonça para o Dicastério de Cultura e Educação do Vaticano", lê-se na mensagem divulgada por Ireneu Barreto.
O cardeal português José Tolentino Mendonça foi nomeado segunda-feira pelo Papa Francisco prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, criado no âmbito da renovação da Cúria Romana, com a entrada em vigor da nova constituição 'Praedicate Evangelium'.
O representante salienta que "com este importante cargo que lhe é confiado pelo Papa Francisco, fica mais uma vez evidenciada a superior capacidade e preparação de D. Tolentino para os mais relevantes cargos no seio da Santa Sé".
Ireneu Barreto complementa que a escolha constitui também um "reconhecimento que lhe é prestado em todo o mundo católico enquanto figura única da Cultura e da Fé".
O representante termina desejando a Tolentino Mendonça "as maiores felicidades e sucessos nesta sua missão".
O cardeal José Tolentino Mendonça, de 56 anos, vai substituir no ex-Conselho Pontifício para a Cultura o cardeal Gianfranco Ravasi, que completa os 80 anos em outubro, e na ex-Congregação da Educação Católica, o cardeal Giuseppe Versaldi, que fez 79 anos em julho.
Até agora, o cardeal português desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.
Iniciou os estudos de Teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990, tendo sido nomeado, em 2011, consultor do Conselho Pontifício da Cultura.
José Tolentino Calaça de Mendonça, cardeal desde 05 de outubro de 2019, nasceu em dezembro de 1965 em Machico, ilha da Madeira, destacando-se como poeta, sacerdote e professor.
Leia Também: Marcelo felicita cardeal português pelo novo cargo no Vaticano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com