Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Açores sempre disponíveis para um "bom acolhimento" de imigrantes

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou hoje que a região é uma "comunidade acolhedora", que está "sempre disponível" para promover um "bom acolhimento" de imigrantes, seja por razões económicas ou humanitárias.

Açores sempre disponíveis para um "bom acolhimento" de imigrantes
Notícias ao Minuto

15:56 - 13/02/23 por Lusa

País José Manuel Bolieiro

"Somos uma comunidade acolhedora. Fizemo-lo em todas a situações em que há migrações por razões económicas e por razões humanitárias, fuga à perseguição ou guerra. Fomos sempre uma comunidade acolhedora. Hoje, como sempre, os Açores e este governo estará disponível para uma boa integração e um bom acolhimento", afirmou, quando questionado sobre a política de migrações da região.

O líder do executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) falava aos jornalistas no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, após uma reunião do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração.

Bolieiro (PSD) avançou ainda com a intenção de criar uma plataforma digital de "partilha de informação" entre empresas e associações de apoio aos imigrantes, lembrando que em "todas as ilhas" açorianas existe "falta de mão-de-obra".

"No que diz respeito à plataforma com informação para as entidades empregadoras relativamente à aquisição de trabalho estrangeiro para colmatar alguma falta de mão-de-obra, espero que possa ficar concluída ainda este ano", destacou.

O líder do Governo dos Açores vincou que existem "oportunidades de empregabilidade" na região, defendendo a necessidade de "criar boas condições de acolhimento" de imigrantes.

Bolieiro reforçou ainda que "muitos dos imigrantes podem ser eles próprios empreendedores" e prometeu uma região "solidária" com os refugiados.

O chefe do executivo açoriano avançou que existe uma diminuição das deportações de repatriados nos últimos anos (fenómeno de emigrantes açorianos deportados para a região provenientes dos Estados Unidos e Canadá).

Decorreu hoje a terceira reunião do Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração, órgão que esteve "inativo durante vários anos", segundo o atual Governo dos Açores.

Naquele conselho participam o presidente do Governo, os diretores regionais das Comunidades, da Educação e da Solidariedade Social, a Associação de Imigrantes nos Açores, a Associação de Municípios dos Açores, a Instituição Particular de Solidariedade Social Cresaçor e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Leia Também: Líder do PSD defende que imigrantes devem trazer famílias para Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório