Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º

Presidente da Letónia está em Portugal. As imagens do início da visita

Egils Levits começou por ser recebido pelo Presidente português na Praça do Império, numa cerimónia oficial de boas-vindas.

Notícias ao Minuto

19:51 - 12/04/23 por Notícias ao Minuto

País Presidência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu, esta quarta-feira, o seu homólogo da Letónia, Egils Levits, num encontro que marcou o início da sua visita de Estado de três dias a Portugal. As imagens foram partilhadas no site oficial da Presidência da República e pode vê-las na fotogaleria acima.

No início da visita oficial, Egils Levits foi recebido por Marcelo na Praça do Império - Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, numa cerimónia oficial de boas-vindas.

"Foram prestadas Honras Militares, com a execução dos Hinos Nacionais dos dois países, salva de 21 tiros, revista e desfile da Guarda de Honra", informa uma nota divulgada pela Presidência.

Após deslocação para o Palácio de Belém, "com escolta de honra por regimento a cavalo da GNR", o Chefe de Estado letão foi recebido pelo Presidente da República. De seguida, "foi tirada a fotografia oficial, na Sala das Bicas, e o presidente letão assinou o livro de honra".

Realizada a apresentação das delegações, o presidente Egils Levits "reuniu-se a sós" com Marcelo, "tendo-se seguido um encontro dos dois Chefes de Estado alargado às respetivas delegações".

Já no final, ambos os presidentes prestaram declarações à imprensa. De realçar que, Eglis Levits destacou o "papel ativo" de Portugal no sul global e a importância de convencer esses países sobre a necessidade de Ucrânia restabelecer a integridade territorial.

"Portugal tem historicamente laços muito estreitos com África, América Latina, Brasil, Ásia, é muito ativo nas relações com o designado sul global" e tem possibilidade de "explicar a situação e porque é do interesse de todos os países do mundo, dos 193 Estados-membros da ONU, que a Ucrânia deve restaurar totalmente a integridade territorial", afirmou o presidente letão.

Previamente, na sua declaração, Marcelo já tinha frisado, numa referência à guerra, o papel de Portugal no "envolvimento de outros países" e na necessidade de "sensibilização".

Leia Também: Portugal e Letónia juntos no "apoio" à Ucrânia e condenação da Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório