Apicultores manifestam-se em Évora contra "insensibilidade" do Governo
A federação de apicultura critica a falta de apoios pelo Ministério da Agricultura, apesar do impacto severo da seca no setor.
© Getty Images
País Apicultura
A Federação Nacional de Apicultores Portugueses (FNAP) anunciou que irá realizar-se uma manifestação na quinta-feira, em Évora, aproveitando a reunião do Conselho de Ministros para contestar contra a "insensibilidade e a falta de resposta do Ministério da Agricultura perante a pior crise que o setor apícola português atravessa em 40 anos".
A indústria da apicultura há muito que tem vindo a criticar aos apoios e resposta do Governo à seca, que tem atingido todo o setor alimentar e, em particular, a produção de mel.
Em comunicado, a FNAP explicou que a seca que o país tem vivido "conduziu a uma quebra na produção de mel em todo o país".
"As estimativas são de que a produção diminua 80% relativamente a um ano normal. A seca extrema e prolongada coloca em risco de sobrevivência as colmeias, que terão de ser alimentadas pelos apicultores durante o resto do ano", salientou a federação.
Os apicultores dizem estar a ser "esquecidos" pelo Ministério da Agricultura, liderado por Maria do Céu Antunes. Para a FNAP, "apesar da apicultura ser um setor económico com grande importância social, económica e ambiental para o país, especialmente para as zonas rurais, Portugal não apoia os apicultores de forma direta, excluindo-os dos apoios existentes noutros países da União Europeia".
O sindicato referiu ainda que o aumento dos custos de produção em todo o mundo, especialmente nos combustíveis, nos alimentos e nos medicamentos veterinários para as abelhas, resultou num aumento da despesa em 25%.
"De Setembro de 2020 a Setembro de 2022, Portugal perdeu 90.000 colmeias de abelhas (12% do efetivo nacional) e a perspetiva para 2023 é que a mortalidade possa duplicar, sem que os apicultores tivessem visto um gesto, ou uma medida por parte do Ministério da Agricultura a favor do setor", rematou a FNAP.
Na quinta-feira, no âmbito da iniciativa 'Governo + Próximo', o Conselho de Ministros irá reunir em Évora, com os diferentes ministros a realizarem uma série de visitas e de iniciativas pela região. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro visitou as obras do novo Hospital Central do Alentejo.
Leia Também: Apicultores estimam quebras na produção de mel e lamentam falta de apoios
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com