Escolas em Almeirim evitam desperdício de até 12kg de alimentos (por dia)
Foi preciso dar formação a todos aqueles que contribuem para as cerca de 1.300 refeições diárias que são colocadas nas mesas escolares todos os dias.
© Shutterstock
As escolas de Almeirim, no distrito de Santarém, iniciaram, este trimestre, uma iniciativa de combate contra o desperdício alimentar. De acordo com uma nota de imprensa enviada ao Notícias ao Minuto, o ‘Projeto Casca IN’ permitiu evitar o desperdício de 10 a 12 quilogramas (kg) de alimentos por dia, durante o período referido.
Segundo fazem sobressair os responsáveis, isto equivale a uma redução de 220 a 250 kg por mês, o que significa que, em cada ano letivo, a execução deste projeto resultará numa redução do desperdício alimentar na ordem das duas toneladas.
"O projeto consiste na utilização de cascas, talos ramas, folhas de tubérculos e fruto-hortícolas na confeção das refeições escolares", por ler-se no mesmo comunicado, explicando que este tipo de alimentos será destinado a sopas - contrariamente ao que acontecia anteriormente, quando estes eram desperdiçados.
Para que este projeto funcionasse em pleno, foi preciso dar formação a todos aqueles que contribuem para as cerca de 1.300 refeições diárias que são colocadas nas mesas escolares todos os dias.
"A implementação deste projeto implicou a formação de todos os colaboradores das cozinhas, em estreito cumprimento com os procedimentos de preparação da matéria-prima, por forma a garantir a segurança alimentar do produto final”, explica o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, sublinhando que “foi estabelecido um procedimento de preparação dos alimentos, corroborado por suporte analítico microbiológico e foram feitas várias provas de degustação, para garantir que as sopas se mantêm cremosas e saborosas”.
Saliente-se ainda que, "com esta iniciativa, a autarquia visa sensibilizar a comunidade escolar e as famílias para a problemática do desperdício alimentar e para a importância da adoção de medidas que contribuam para maximizar o aproveitamento dos alimentos".
Leia Também: Proposto incentivo à "reutilização e reparação" contra o desperdício
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com