Meteorologia

  • 28 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 10º MÁX 22º

Municípios da UE apontam défices de investimento na transição ecológica

Seis em cada dez municípios da União Europeia consideram que os investimentos em infraestruturas de mitigação e adaptação ao impacto das alterações climáticas, realizados nos últimos três anos, são insuficientes, de acordo com conclusões de um inquérito do BEI.

Municípios da UE apontam défices de investimento na transição ecológica
Notícias ao Minuto

14:25 - 05/07/23 por Lusa

País BEI

O inquérito, que abrange 744 municípios da União Europeia (UE), conclui que 60% dos municípios aponta défices de investimento.

"A falta de financiamento, assim como a incerteza e a demora dos processos administrativos, continuam a desencorajar os municípios a planearem investimentos cruciais. Paralelamente, em termos de execução, a escassez de mão de obra qualificada e as dificuldades na cadeia de abastecimento impõem restrições significativas", refere o Banco Europeu de Investimento (BEI).

As conclusões revelam ainda que "69% dos municípios não dispõem de peritos com competências de avaliação ambiental e climática, o que representa um grave problema para a execução dos programas locais de investimento" e que "cerca de 80% dos municípios identificam a falta de financiamento, a demora dos processos administrativos e a incerteza sobre a regulamentação como obstáculos ao investimento".

Para o BEI é essencial priorizar as transições ecológica e digital, já que a "mitigação das alterações climáticas, a adaptação aos seus efeitos e as infraestruturas digitais desempenham um papel central nos planos de investimento dos municípios para os próximos três anos".

"No entanto, mais de seis em dez municípios mostram-se insatisfeitos com os investimentos anteriores na atenuação das alterações climáticas e na adaptação aos seus efeitos, ao mesmo tempo que 40% manifestam o seu descontentamento com os investimentos em infraestruturas digitais", indica.

Conclui ainda que existe disparidade regional nesta aposta, já que "nos municípios europeus, a transição digital está mais avançada do que a transição ecológica".

"Enquanto a proporção de municípios que investem ativamente nas duas transições é maior nas regiões de rendimento mais elevado, as regiões menos desenvolvidas registam dificuldades em alcançar progressos semelhantes", indica.

Leia Também: Lisboa quer substituir mais de 16 mil luminárias por tecnologia LED

Recomendados para si

;
Campo obrigatório