Tripulante com suspeita de AVC resgatado de navio mercante nos Açores
O alerta foi dado após perda súbita de visão do olho esquerdo por parte deste indivíduo, de nacionalidade do Sri Lanka.
© Força Aérea Portuguesa
País Resgate
Um homem de 57 anos foi resgatado, na noite de sábado, quando seguia a bordo do navio mercante 'Federal Kushiro', por suspeitas de estar a sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), informa a Marinha Portuguesa numa nota publicada no seu site.
O alerta foi dado pelas 22h45 locais, quando a embarcação navegada a cerca de 1.296 quilómetros a sul de Ponta Delgada.
Isto após uma perda súbita de visão do olho esquerdo por parte deste indivíduo, de nacionalidade do Sri Lanka. Os sintomas levantaram a suspeita de um AVC, pelo que este homem necessitaria de "cuidados médicos hospitalares imediatos", revela a nota citada.
"O navio NRP António Enes, com o objetivo de reduzir em cerca de sete horas o hiato até à assistência hospitalar, colocou o paciente ao alcance de operação do helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP)", explicou ainda a autoridade.
Após recolher o navio, a aeronave transportou o tripulante para o aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 8h40 (horas locais) de segunda-feira. "O paciente foi transportado por uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para a unidade hospitalar local", revelou ainda a mesma fonte.
Estiveram envolvidos nesta operação: o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), o NRP António Enes, um helicóptero EH-101 e um avião C-295 da Força Aérea, o SEF e o SRPCBA.
Leia Também: Vítimas de escravatura moderna resgatadas no norte de Londres
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com