Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 22º

Tripulante com suspeita de AVC resgatado de navio mercante nos Açores

O alerta foi dado após perda súbita de visão do olho esquerdo por parte deste indivíduo, de nacionalidade do Sri Lanka.

Tripulante com suspeita de AVC resgatado de navio mercante nos Açores
Notícias ao Minuto

11:33 - 08/08/23 por Notícias ao Minuto

País Resgate

Um homem de 57 anos foi resgatado, na noite de sábado, quando seguia a bordo do navio mercante 'Federal Kushiro', por suspeitas de estar a sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), informa a Marinha Portuguesa numa nota publicada no seu site.

O alerta foi dado pelas 22h45 locais, quando a embarcação navegada a cerca de 1.296 quilómetros a sul de Ponta Delgada. 

Isto após uma perda súbita de visão do olho esquerdo por parte deste indivíduo, de nacionalidade do Sri Lanka. Os sintomas levantaram a suspeita de um AVC, pelo que este homem necessitaria de "cuidados médicos hospitalares imediatos", revela a nota citada.

"O navio NRP António Enes, com o objetivo de reduzir em cerca de sete horas o hiato até à assistência hospitalar, colocou o paciente ao alcance de operação do helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP)", explicou ainda a autoridade.

Após recolher o navio, a aeronave transportou o tripulante para o aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 8h40 (horas locais) de segunda-feira. "O paciente foi transportado por uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para a unidade hospitalar local", revelou ainda a mesma fonte.

Estiveram envolvidos nesta operação: o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), o NRP António Enes, um helicóptero EH-101 e um avião C-295 da Força Aérea, o SEF e o SRPCBA.

Leia Também: Vítimas de escravatura moderna resgatadas no norte de Londres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório