"Espaço seguro". Centro LGBTI+ abre portas nos dias de Natal em Lisboa
No dia 24 estará aberto das 18h00 às 1h00, enquanto no dia 25 poderá receber os interessados das 12h00 às 21h00.
© iStock
País ILGA Portugal
O Centro Comunitário LGBTI+ estará de portas abertas nos dias 24 e 25 de dezembro, em Lisboa, para receber pessoas que estejam "privadas de afetos e rede de suporte familiar" nesta época festiva.
Na sequência da iniciativa 'Natal Comunitário 2023', uma "tradição com vários anos", a associação ILGA Portugal convida "todas as pessoas que precisem e/ou queiram passar a noite e o dia de Natal em comunidade e num espaço mais seguro".
"Sabemos do peso que o período festivo tem para muitas pessoas, particularmente pessoas LGBTI+ que se veem privadas de afetos e rede de suporte familiar", destaca a ILGA numa nota enviada às redações.
Neste sentido, e com a dinamização desta iniciativa, pretende-se "mudar esta narrativa de isolamento, ajudando a criar um espaço seguro, quente e humano" e "contribuindo para a criação de famílias de escolha, para a felicidade, empoderamento e visibilidade das pessoas LGBTI+".
O Natal no Centro Comunitário terá música, jogos e muita conversa.
No dia 24 estará aberto das 18h00 às 1h00, enquanto no dia 25 poderá receber os interessados das 12h00 às 21h00.
A entrada "é livre e gratuita", mas está pendente de uma inscrição, que pode fazer aqui. "Traz o teu petisco e, se puderes, outro para partilhar. Os sumos, cafés e chás são por conta do Centro", destaca a associação.
A ILGA revela ainda que, "em 2022, 65 pessoas passaram o natal no Centro [e] a expectativa que temos para este ano é de recebermos 80 pessoas participantes".
Leia Também: LGBTI+? "Aumento preocupante dos ataques apoiados" pelo Kremlin
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com