Está doente e não sabe se liga para o 112 ou SNS 24? Saiba o que fazer
Em caso de dúvida, saiba que número contactar.
© Global Imagens
País DECO
Numa altura em que as Urgências enfrentam fortes congestionamentos, muito se fala sobre a necessidade de receber a triagem adequada, antes de qualquer deslocação. No entanto, quando há um problema de saúde ou quando ocorre um acidente pode instalar-se a dúvida sobre se deve ligar para a linha SNS 24 ou para o 112.
Desta forma, tendo em conta que num momento de urgência nem sempre é fácil avaliar o grau de emergência do incidente, recordamos um esclarecimento que a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) havia elaborado, há alguns meses, sobre o tema.
De notar que o 112, o número europeu de emergência, só deve ser contactado em situações mais graves, podendo a linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) - 808 24 24 24 -, ajudar na resolução de problemas menos graves e urgentes.
Quando ligar para o SNS 24?
Segundo a DECO, deve ligar para o SNS 24 perante um problema de saúde que não careça de emergência, tal como:
- Dor ligeira a moderada (como de garganta ou barriga);
- Tosse persistente;
- Febre;
- Náuseas ou vómito alimentar;
- Diarreia;
- Alteração da tensão arterial (desde que não haja outras queixas);
- Choro persistente das crianças;
- Comichão ou alterações da pele.
"Através do serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento, os técnicos da Saúde 24 avaliam e orientam os utentes para estes casos de doença aguda. O SNS 24 pode encaminhar/referenciar o utente para os serviços de urgência ou para os cuidados de saúde primários (centro de saúde)", nota a associação.
Quando ligar para o 112?
Já o 112 deve ser contactado em caso de acidente ou doença súbita. A DECO lembra que é o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que responde a situações de emergência médica, "tais como incidentes graves ou que possam implicar risco de vida". O INEM garante a prestação dos cuidados necessários desde o local da ocorrência até à unidade de saúde.
Quando liga para o 112, "deve descrever a situação e fornecer a localização onde se encontra, bem como responder detalhadamente às questões que lhe forem colocadas. Só deve desligar quando lhe derem essa mesma indicação".
Alguns exemplos de situações consideradas graves ou de risco de vida:
- Alteração do estado de consciência;
- Suspeita de AVC (alterações ao nível da fala, da face ou da força);
- Engasgamento (após tentativa de ajuda);
- Dificuldade em respirar;
- Acidentes com feridos;
- Dor no peito;
- Hemorragias abundantes ou incontroláveis;
- Queimaduras graves ou em zonas sensíveis.
Note-se que existe articulação entre o SNS 24 e o 112. "Em caso de necessidade, pode haver transferência da chamada entre estas duas linhas médicas. Se ligar para o SNS 24 e, durante a triagem, a situação for dada como emergente, a chamada será transferida para o INEM, que se encarregará do processo".
Leia Também: Hospital de Penafiel com dezenas de doentes internados nas urgências
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com