Hospitais de Coimbra reforçam medidas. Situação reavaliada quarta-feira
Hospital levou a cabo, entre outras medidas, um "reforço de dez camas" no Serviço de Urgência.
© Global Imagens
País CHUC
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi obrigado a tomar medidas adicionais, esta terça-feira, face à elevada procura aos Serviços de Urgência de Adultos e Pediátrica, estando prevista uma reunião do Grupo de Coordenação e Acompanhamento para o Plano de Contingência para amanhã, quarta-feira, "com o intuito de avaliar e reanalisar a adequação das medidas"-
"Como esperado, o dia 2 de janeiro tem sido caraterizado por uma procura elevada aos Serviços de Urgência de Adultos e Pediátrica, tendo sido necessário tomar medidas adicionais face ao elevado número de infeções por 'influenza A' e outros agentes respiratórios, tal como de episódios por causa traumática", refere o Conselho de Administração do CHUC, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Segundo o CHUC, houve um "reforço de dez camas disponíveis no Serviço de Urgência" e um "aumento, hoje, de seis camas de agudos dedicadas ao plano de contingência nos HUC".
Amanhã, 3 de janeiro, vão ser disponibilizadas "nove camas de agudos no Hospital Arcebispo João Crisóstomo em Cantanhede".
Entre as medidas está também um "reforço da articulação com hospitais periféricos para retorno de doentes".
Uma vez que a "situação atual é de elevada volatilidade", está "prevista uma reunião do Grupo de Coordenação e Acompanhamento para o Plano de Contingência para as 9 horas de 3 de janeiro, com o intuito de avaliar e reanalisar a adequação das medidas".
O CHUC recorda que "devem ser seguidas as recomendações da Direção-Geral da Saúde para as temperaturas frias, ser utilizada a linha Saúde 24, unidades de cuidados de saúde primários, e recorrer parcimoniosamente aos serviços de urgência".
"Existem alternativas aos serviços de urgência, contacte o seu Centro de Saúde. Na região da Unidade Local de Saúde de Coimbra, incluindo a cidade de Coimbra, os Centro de Saúde estão abertos durante o dia de hoje, apelando-se à população que decida pela melhor opção, contactando o seu Centro de Saúde", lê-se.
O Conselho de Administração do CHUC manifesta "total empatia pelo esforço das equipas e demonstra total disponibilidade para, em conjunto com as equipas, encontrar as melhores e mais adequadas soluções para cada momento".
Em 11 de dezembro, o CHUC ativou o plano de contingência para a resposta sazonal em saúde, no módulo de inverno.
Leia Também: Hospitais de Coimbra apelam aos doentes para recorrerem à Linha Saúde 24
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com