Jogadores do Rio Ave confirmam aliciamento para perder contra o Benfica
O processo visa o empresário do futebol César Boaventura, que terá aliciado quatro jogadores - três do Rio Ave e um do Marítimo - em jogos contra o Benfica na época 2015-2016.
© Reuters
País Tribunais
O julgamento em que o empresário César Boaventura é acusado de vários crimes de corrupção arrancou, esta quarta-feira, no Tribunal de Matosinhos, com a presença de Cássio e Marcelo, antigos jogadores do Rio Ave, a confirmarem as tentativas de aliciamento de que eram alvo para perder contra o Benfica.
A notícia é avançada pelo jornal Público e em causa está o aliciamento de quatro jogadores: Marcelo, Cássio, Lionn (Rio Ave) e Salin (Marítimo), em jogos contra o Benfica na época 2015-2016.
Segundo o jornal, os primeiros contactos de Boaventura remontam a abril de 2016. Cássio revelou que foi aliciado com 60 mil euros para facilitar no jogo contra o Benfica.
"Ele tinha interesse que o Benfica vencesse o jogo e disse para fazer o que tivesse de fazer. Eu disse que não, pedi que saísse do carro e ele disse que, se não aceitasse, o Marcelo e Lionn aceitavam", afirmou Cássio.
Por sua vez, Marcelo terá dito que foi abordado pelo empresário mas referiu, segundo o Público, ter pensado tratar-se de "uma brincadeira", contradizendo partes do seu depoimento sobre o caso, prestado em 2017.
Lionn não compareceu à audiência em tribunal, esperando-se o testemunho do futebolista numa próxima audição.
De recordar que o Ministério Público (MP) acusou César Boaventura de três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada.
Este é o segundo processo a envolver o empresário. Boaventura também é arguido na Operação Malapata, onde terá de responder por 10 crimes - cinco de burla qualificada, três de falsificação de documentos, um de fraude fiscal qualificada e outro de branqueamento de capitais - na sequência de alegadas transferências de jogadores e contas bancárias por onde circulavam.
Leia Também: Sporting-FC Porto: 'Leões' sem triunfos entre 'grandes' há 10 jogos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com