A primeira imagem da medalha que comemora o 25 de Abril de 1974
O Executivo tinha já indicado que esta foi uma proposta apresentada pelo Presidente da República, após iniciativa da Associação 25 de Abril.
© iStock
País Diário da República
Foi publicado, esta sexta-feira, em Diário da República, o decreto que cria a medalha comemorativa da participação nas ações militares do dia 25 de abril de 1974, por ocasião da celebração do seu 50.º aniversário.
"Assinalando-se a 25 de abril de 2024, os 50 anos da Revolução dos Cravos, cumpre reconhecer e celebrar os que nela tiveram um papel ativo e se notabilizaram por feitos cívicos e serviços prestados à causa da Democracia e da Liberdade, não podendo deixar de se assinalar de forma digna e expressiva esta data de relevante interesse nacional", pode ler-se no documento.
O Executivo tinha já indicado que esta foi uma proposta apresentada pelo Presidente da República, após iniciativa da Associação 25 de Abril, e visa "traduzir o apreço público e o reconhecimento dos que participaram nestes eventos e moldaram a história recente de Portugal".
Segundo o decreto agora publicado, a medalha comemorativa é atribuída aos militares, independentemente do ramo das Forças Armadas ou posto, que participaram ativamente nas ações que resultaram na Revolução do dia 25 de abril de 1974.
Além disso, "pode ainda ser atribuída a personalidades civis, a título excecional devidamente fundamentado".
Veja a imagem:
Proposta foi apresentada pelo Presidente da República, após iniciativa da Associação 25 de Abril© Reprodução do Diário da República
Leia Também: Portal da Segurança Social Direta ficará indisponível no fim de semana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com