STCP adjudica fornecimento de 20 autocarros elétricos à Caetanobus
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) adjudicou à Caetanobus o fornecimento de 20 autocarros elétricos pelo valor de 8 milhões de euros, informou hoje a empresa em comunicado.
© Global Imagens
País STCP
De acordo com um comunicado da transportadora, "a STCP informa que a adjudicação foi efetuada à proposta apresentada pelo concorrente Caetanobus -- Fabricação de Carroçarias, S.A", na sequência de um concurso público lançado em novembro.
"O valor global do contrato adjudicado é de 8.071.334,00 Euro e diz respeito a 20 autocarros standard, com cerca de 12 metros de comprimento, de propulsão elétrica autónoma, para transporte urbano de passageiros (categoria M3 - classe I), e à instalação da estação de carregamento elétrico dos autocarros na Estação de Recolha da Via Norte", pode ler-se no texto.
Segundo a empresa liderada por Cristina Pimentel, "a instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para final do mês de agosto", e a entrega das viaturas, que terão uma autonomia de cerca de 400 quilómetros, irá ocorrer nos últimos quatro meses deste ano.
"Com estes 20 novos autocarros elétricos, a frota da STCP passará a contabilizar 88 viaturas 100% livres de emissões", substituindo "autocarros em fim de vida, de acordo com o plano de renovação de frota em curso na STCP".
O concurso público lançado em 06 de novembro tinha um valor base de 8,6 milhões de euros, e à data a empresa apontava ao "objetivo de eliminar, até 2027, os autocarros com motor a combustão".
A CaetanoBus, parte da Toyota Caetano Portugal e da Mitsui & Co, é um fabricante de autocarros e chassis em Portugal que tem como premissa oferecer os produtos de mobilidade mais sustentáveis e seguros, apostando na mobilidade elétrica desde 1980.
Leia Também: STCP transporta 73,2 milhões de passageiros em 2023
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com