É possível tirar a carta num veículo elétrico... mas e as limitações?
O Automóvel Club de Portugal explica quais as diferenças entre os dois tipos de veículos neste âmbito.
© Shutterstock
Auto Carro elétrico
Tirar a carta pode ser um momento especial na vida – seja porque alguém sempre sonhou em conduzir ou porque precisa da habilitação para trabalhar – e as opções agora são mais.
Com o crescimento dos veículos elétricos no mercado automóvel, muito ligada à preocupação com o ambiente, começam a surgir frotas deste tipo de automóveis em escolas de condução em Portugal.
No site do Automóvel Club de Portugal (ACP) os especialistas explicam quais as diferenças e limitações entre tirar a carta com um veículo elétrico ou um a combustão.
Comecemos pelas diferenças…
Segundo o que o ACP apontam, a principal diferença é a inexistência de uma caixa de velocidades ou embraiagem num carro elétrico, assemelhando-se assim a um carro com mudanças automáticas.
Também a aceleração é distinta nos dois tipos de veículos, já que “o binário máximo encontra-se disponível desde o momento do arranque, o que significa que há um arranque instantâneo, com a potência total da viatura”.
Para além destas, também a manutenção pode ser uma questão, já que a mesma é tendencialmente mais ‘favorável’ à carteira no caso dos elétricos.
E quanto às limitações?
O ACP conta ainda que apesar de não existir nenhum constrangimento em realizar o exame num veículo elétrico – caso esta seja uma opção disponível na escola escolhida –, há limitações.
Tal como apontam os especialistas no site, e de acordo com o Decreto-Lei n.º 174/2009, ficará registado na carta de condução que a aprendizagem foi feita num veículo elétrico, “não podendo o seu titular conduzir veículos de caixa manual”.
O ACP explica então que quem optar por tirar a carta de condução num elétrico ou num carro automático fica habilitado a conduzir apenas veículos com transmissão automática. “Esta limitação deve-se ao facto de que a condução de uma viatura de transmissão manual exige outros conhecimentos e práticas que não existem nos veículos 100% elétricos ou nos carros automáticos”, lê-se.
Tenho de tirar (novamente) a carta para conduzir carros de transmissão manual?
Não. Segundo o que o ACP explica, será apenas necessário fazer a prova prática num veículo com manual.
Leia Também: Megafábrica da Tesla reabre mais cedo do que o previsto após ataque
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com