O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou a 'luz verde' dada ao nome de António Costa para presidir ao Conselho Europeu, segundo foi anunciado esta terça-feira.
"É uma alegria, é muito bom para a Europa e para Portugal, se se confirmar", disse o chefe de Estado aos jornalistas, na Fundação de Serralves, no Porto, à margem da conferência 'BIAL 100 Years -- Shaping the Future'.
Nas mesmas declarações, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: "Tanto quanto sei, a equipa negociadora chegou a acordo e vai apresentar a proposta depois de amanhã. Só depois de amanhã é que é formalmente apreciada pelo Conselho Europeu".
Questionado sobre os mais recentes desenvolvimentos judiciais ligados a António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa disse apenas não ter "mais nada a dizer".
Informação é avançada pelo jornal Politico. Próximo passo é aprovação em sede de reunião de líderes da UE. Ursula von der Leyen e Kaja Kallas também receberam 'luz verde' para cargos de topo europeus.
Notícias ao Minuto com Lusa | 13:45 - 25/06/2024
Os seis chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) que, no Conselho Europeu, estão a negociar os cargos de topo, incluindo a nomeação de António Costa, chegaram hoje a acordo preliminar, avançaram fontes europeias à Lusa.
Depois de uma primeira tentativa falhada para acordo no jantar informal de líderes da UE a 17 de junho passado, estes negociadores (de centro-direita, socialistas e liberais) têm estado em conversações sobre os cargos de topo europeus no próximo ciclo institucional, discutindo-se o nome de António Costa para a liderança do Conselho Europeu, o de Ursula von der Leyen para segundo mandato na Comissão Europeia e o da primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, para chefe da diplomacia comunitária.
Além do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, que já disse que apoiaria a nomeação de António Costa, há outros 11 chefes de Governo e de Estado do Partido Popular Europeu (PPE), de países como Grécia, Croácia, Letónia, Suécia, Áustria, Irlanda, Roménia, Finlândia, Chipre, Polónia e Luxemburgo, que assumiram o apoio ao antigo governante português.
É também o Conselho Europeu que propõe o candidato a presidente da Comissão Europeia, instituição que tem vindo a ser liderada desde 2019 por Ursula von der Leyen, num aval final que cabe depois ao Parlamento Europeu, que vota por maioria absoluta (metade dos 720 eurodeputados mais um).
[Notícia atualizada às 15h47]
Leia Também: Nome de António Costa aprovado para presidir ao Conselho Europeu
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com