Prepare-se! Semana de calor intenso com termómetros a chegarem aos 42ºC
Temperaturas altas colocam 11 distritos sob alerta.
© iStock
País Calor
Depois de semanas a pedir calor, o verão parece (finalmente) ter chegado e com os termómetros a ultrapassarem os 40ºC em mais do que um distrito de Portugal Continental.
Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a maior parte do país atinja mais de 30ºC. A única exceção, em território continental, deverá ser Aveiro, com 28ºC.
Nos arquipélagos as temperaturas também estão altas, mas abaixo dos 30ºC. Nos Açores os termómetros devem chegar aos 28ºC e na Madeira aos 27ºC.
Os distritos mais quentes hoje serão Évora e Santarém com 42ºC, Beja com 40ºC, Portalegre com 39ºC, Lisboa e Castelo Branco com 38ºC e Coimbra com 37ºC. Já o Porto deverá chegar aos 33ºC e Faro aos 31ºC.
Para terça-feira, 23 de julho, o IPMA prevê cenário idêntico, com os termómetros a atingirem mais de 30ºC em todos os distritos de Portugal Continental, menos em Sines.
Os distritos mais quentes continuam a ser Santarém, Évora e Beja, com 41ºC. Seguem-se Castelo Branco e Braga, com 40ºC, Portalegre com 39ºC, Vila Real, Bragança e Coimbra com 38ºC e a Guarda com 37ºC. Lisboa deverá atingir hoje os 35ºC, Faro 35ºC e o Porto 34ºC.
Na quarta-feira, 24ºC de julho, as temperaturas devem chegar aos 42ºC em Évora e Beja, aos 40ºC em Santarém e Castelo Branco, aos 39ºC em Portalegre, aos 38ºC em Bragança, Braga e Vila Real e aos 37ºC em Lisboa e Viseu. Em Faro os termómetros devem subir até aos 35ºc no Porto até aos 29ºC.
Nos Açores o mar mantém-se quente, com a superfície a chegar aos 27ºC no grupo ocidental, com a temperatura do ar a chegar aos 29ºC, também nas Flores e Corvo. Na Madeira, a temperatura do mar deve rondar os 25ºC e a do ar os 27ºC.
Leia Também: Todo o país em risco muito elevado de exposição à radiação UV
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com