Português condenado por tráfico de droga na Nova Zelândia será deportado
Carlos Ferreira Sampaio foi apanhado a tentar retirar de um navio, junto com um amigo, 91 kg de cocaína, avaliados em mais de 16 milhões de euros.
© Getty Images
País Tráfico de droga
Um português condenado a cinco anos e dois meses de prisão por conspiração e tráfico internacional de droga, na Nova Zelândia, será deportado para Portugal depois de ter passado 598 dias na prisão.
Conta o NZ Herald, que Carlos Ferreira Sampaio será libertado e "retornará ao seu país de origem no dia 2 de setembro deste ano", apesar de, inicialmente, a data de libertação estar marcada apenas para 18 de novembro de 2027.
A partir daí nunca mais poderá regressar à Nova Zelândia.
O tribunal concluiu que o português era um "participante significativo numa grande conspiração, que parece ter sido formada em Portugal, para levar cocaína para a Austrália e Nova Zelândia, a pedido de pessoas que estavam em posições mais altas na organização criminosa de que fazia parte".
Carlos Ferreira Sampaio foi detido em 2022, na Nova Zelândia, a tentar recuperar 27 milhões de dólares, qualquer coisa como 16 milhões de euros, em droga de um navio porta-contentores atracado em Dunedin, junto com um amigo australiano, também condenado a pena de prisão efetiva de quatro anos e dois meses.
Na altura em que foram detidos, depois de voltar de um mergulho subaquático ao casco do navio de mãos vazias, os amigos não sabiam, mas já estavam a ser vigiados pelas autoridades.
As mochilas com os 91 kg de cocaína que procuravam tinham sido apreendidas, numa passagem do Spirt of Auckland por Filadélfia, nos EUA.
Leia Também: Baleia mais rara do mundo terá dado à costa na Nova Zelândia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com