Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Portugal 'a escaldar'. Sabe como agir em caso de esgotamento pelo calor?

Se sentir dor de cabeça, náuseas, sensação de desmaio, respiração rápida e pulso que altera entre fraco e rápido deverá ficar em alerta.

Portugal 'a escaldar'. Sabe como agir em caso de esgotamento pelo calor?
Notícias ao Minuto

09:00 - 24/07/24 por Notícias ao Minuto

País Calor

Face às elevadas temperaturas que se fazem sentir em Portugal, todo o cuidado é pouco. Sabe o que fazer em caso de esgotamento pelo calor? Recorde.

 

“O esgotamento por calor surge quando estamos expostos a períodos de calor intenso”, esclareceu o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, na rede social Facebook.

Os sintomas mais comuns são, de acordo com a nota, sede intensa, grande sudação, palidez, cãibras musculares, cansaço e fraqueza.

Mas não é tudo. Se sentir dor de cabeça, náuseas, sensação de desmaio, respiração rápida e pulso que altera entre fraco e rápido também deverá ficar em alerta.

Caso esteja perante alguém com estes sinais ou sintomas deverá ligar “imediatamente” para o 112. Poderá, além disso, seguir estes conselhos:

  • Mova a vítima para um local fresco ou com ar condicionado e deite-a;
  • Refresque a vítima, aplicando toalhas húmidas ou pulverizando-a com água fria;
  • Se a vítima estiver consciente dê-lhe água, sumos de fruta natural sem açúcar ou bebidas usadas para hidratação dos desportistas;
  • Aguarde junto da vítima a chegada das equipas de emergência.

Treze distritos de Portugal continental mantêm-se hoje sob aviso laranja devido ao tempo quente, num dia em que há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Beja com 42 graus, seguida de Évora e Castelo Branco, com 41 graus, e Portalegre e Santarém, com 40.

O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, enquanto Lisboa, Viseu, Braga e Bragança ficarão pelos 38 e Faro pelos 36 graus.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje por causa do tempo quente.

Leia Também: Treze distritos sob aviso amarelo devido ao calor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório