Ontem, uma aldeia chegou aos 45.5ºC. Hoje, há aviso para três distritos
Por sua vez, para esta quarta-feira, a temperatura máxima mais elevada prevista deverá acontecer em Beja, com 42 graus.
© iStock
País Calor
A estação meteorológica instalada na localidade de Alvega, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, registou, na terça-feira, 23 de julho, a temperatura mais elevado do país, com 45.5ºC.
Segundo o Instituto de Ciências da Terra, que se baseia em dados transmitidos pelo IPMA, o registo deste valor aconteceu às 15h10. Com o registo de 45.5ºC, este é o valor mais alto registado este verão, até ao momento, em território nacional.
Recorde-se que Portugal e a Europa atravessam uma vaga de calor, mantendo-se três distritos do país, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido ao tempo quente, num dia em que há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Os distritos são Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, que estão sob aviso laranja até às 18h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta- feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo até às 18h00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será atingida em Beja com 42 graus, seguida de Évora e Castelo Branco com 41 graus e Portalegre e Santarém com 40.
O distrito de Vila Real terá uma temperatura máxima de 39 graus, Lisboa, Viseu, Braga e Bragança 38 e Faro 36 graus.
Leia Também: Portugal 'a escaldar'. Sabe como agir em caso de esgotamento pelo calor?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com